Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Dia da Avicultura e do Medico Veterinário

<p>Valter Bampi, Médico Veterinário e Diretor Agropecuário do Grupo Big Frango, presta uma homenagem aos setores.</p><p></p>

Colunistas

A Avicultura e a criação de aves para produção de alimentos: carne e ovos. A Medicina Veterinária é responsável pela saúde dessas aves, através de Planos de Bioseguridade e/ou Bioseguranca na cadeia de produção, no processamento industrial e mercado. Dentre as espécies criadas na avicultura destaca-se o frango e em escalas menores aves como de postura, patos, gansos, marrecos, codornas e avestruzes. Desde o principio da produção de frangos de corte no Brasil, a cadeia avícola – da criação ao alimento – modernizou-se pela necessidade de redução de custos, ganho de produtividade e ao atendimento de exigentes, consumidores, preocupados com a segurança alimentar. Garantida esta competitividade, já que a Avicultura nacional e uma das mais organizadas no mundo, destacando-se pelos resultados alcançados em indicadores de produtividade, volume de abate e no desempenho social, ambiental, sanitário e econômico, contribuindo com a agricultura por ter insumos como milho, o sorgo, o soja, dentre outro, que fabricam essa proteína animal.

A Avicultura no Brasil destaca-se no complexo carne por ser considerada a mais dinâmica e tecnificada. Seu desenvolvimento começou no final da década de 50 (cinqüenta) na Região Sudeste, principalmente, em São Paulo. Na década de 70(setenta), período em que houve profunda transformação no complexo carne, se deslocou para a Região Sul. A produção brasileira em 2008 chegara em 11 (onze) milhões de toneladas e desse montante, por volta, de 30% (trinta por cento) são exportadas para, aproximadamente, 150 (cento e cinqüenta) paises. O Mercado interno – maior demanda da nossa produção – tem mudado o habito de consumo de proteína animal, passando de, preponderantemente, consumidor de carne bovina para a carne branca do frango, chegando a quase 40 (quarenta) kg. por habitante/ano. A China, potencial consumidora no futuro, esta entre 9,5 a 10 (nove e meio a dez) kg/habitante.

A Medicina Veterinária, com outras ciências, atua em pesquisa, qualidade, tecnologia de ponta da produção ao mercado, que somada à competência de gestão das organizações fazem a diferença no Brasil. A Embrapa e Instituições de Ensino contribuem em pesquisas e as Empresas na instrução e intercambio com produtores e parceiros da cadeia avícola – produção, processamento e mercado. O mundo aprecia nosso frango e temos muita área para ser explorada na criação e industrialização, fato que não ocorre em outros paises e continentes por falta desse espaço, água, mão-de-obra, insumos e condições climáticas. Somos o maior exportador mundial e um dos maiores produtores, contando com grandes marcas, gerindo a sustentabilidade dessas posições de liderança. Mais de quatro (04) milhões de pessoas atuam, diretamente, na Avicultura Brasileira e são merecedoras de respeito e apreço por esse sucesso. Dia 28 de agosto e o Dia da Avicultura e o Dia do Medico Veterinário será dia 09 de setembro, comemorações justas pela importância no cenário social, político, econômico, cultural, ambiental, agropecuário, de bem estar aos animais e humanos, foco final desses profissionais, em razão da produção de alimentos.