Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Fronteira

Dia histórico na fronteira: Ponte da Amizade reabre e anima negócios na região

Reabertura era uma das principais reivindicações da população por causa da interdependência econômica da região, onde ocorre a AveSui - América Latina

Dia histórico na fronteira: Ponte da Amizade reabre e anima negócios na região

Depois de quase sete meses, a Ponte da Amizade foi reabertura nesta quinta-feira (15). A estrutura une a fronteira mais movimentada entre Brasil e Paraguai, ligando Foz do Iguaçu (PR) a Ciudad del Este (Alto Paraná). A reabertura havia sido prometida pelos presidentes do Brasil, Jair Bolsonaro, e Mario Abdo Benitez, do Paraguai. Nesta primeira etapa, a liberação ocorre das 5h até às 14h. Com a adoção de horário de verão no Paraguai, os dois países estão com o mesmo fuso horário.

Embora inicialmente anunciada como aberta para moradores fronteiririços, por se tratar de cidades-gêmeas, a migração paraguaia informou que não tem como fiscalizar a origem de quem entra no país. A reabertura era uma das principais reivindicações da população local por causa da interdependência econômica da região.

Uma das apostas é a retomada do turismo de compras, com a adoção de todos os protocolos sanitários. A Itaipu Binacional e parceiros desenvolveram a campanha Vem pra Foz, estimulando a vinda gradativa de viajantes para a região. A cidade toda se preparou para esse período de pandemia da covid-19, motivo do fechamento das fronteiras. Feriado a feriado, a movimentação vem aumentando e animando o trade turístico como um todo.

“Estamos bastante confiantes de que o turismo, vocação natural de Foz do Iguaçu, ganhará um forte impulso com a reabertura, que representa uma esperança para a economia local e para nossa gente”, diz o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Joaquim Silva e Luna. E acrescenta: “Com segurança, vamos conseguir vencer esse desafio”.  Os compradores brasileiros movimentam 90% do comércio paraguaio. Em alguns setores do comércio de Foz, os paraguaios representam 30% da movimentação.

Foz do Iguaçu é também o destino de quem participa anualmente da AveSui – América Latina, que acontece a 40 minutos da fronteira, na cidade de Medianeira, no Paraná. A reabertura da ponte, nesse sentido, possibilita a retomada de eventos em toda a região oeste do estado, que é onde se concentra uma das maiores produções de proteína animal do continente.