Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Dia Mundial do Frango

Dia Mundial do Frango: consumo interno cresceu 352% nas últimas três décadas

Avanço significativo na avicultura não teria sido possível sem o uso da ciência e tecnologia

Dia Mundial do Frango: consumo interno cresceu 352% nas últimas três décadas

Saudável e saborosa, a carne de frango ocupa um espaço especial na mesa dos brasileiros. Os dados compilados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) apontam que 66,8% da proteína produzida em solo nacional fica para o mercado interno, o que resulta em um consumo média anual de 45,2 kg por habitante. Mas o cenário nem sempre foi assim! Em 1986, a estimativa é de que em média, cada brasileiro consumia 10kg do alimento por ano.

Dia Mundial do Frango: Brasil tem muito a celebrar

Quando se trata de produção avícola, o Brasil tem muito a celebrar. O país é o maior exportador e o segundo maior produtor do mundo da proteína. Somente em 2022, conforme dados da ABPA, foram 4,8 milhões de toneladas exportadas aos mais de 150 países importadores. Ao todo, foram obtidos US$ 9,7 milhões em receita.

Em relação à produtividade, no mesmo período, o Brasil gerou 14,5 mil toneladas. “O avanço na produtividade de frango se deve a um conjunto de fatores, entre eles a ambiência, a genética e a nutrição. A estrutura das instalações fornece um ambiente controlado, o que proporciona condições ideais para o desenvolvimento das aves, com baixo nível de estresse térmico e ganho de peso. Além disso, avanços em pesquisa genética voltada para ganhos sustentáveis de peso, juntamente com estudos relativos à nutrição animal, foram primordiais. Com isso, o frango é mais produtivo e tem mais saúde”, pontua o presidente da ABPA, Ricardo Santin.

Ciência e tecnologia a serviço do setor

O avanço significativo na avicultura não teria sido possível sem o uso da ciência e tecnologia, que são aplicadas no modelo avícola brasileiro, considerado uma referência global em produtividade. Antigamente, para atingir o peso ideal para o abate, os frangos levavam até 105 dias e precisavam de 3,5kg de ração para cada 1kg de ganho de peso. Atualmente, graças aos avanços tecnológicos, o ciclo de crescimento completo do frango leva apenas 40 dias e o consumo de ração necessária para cada 1kg de ganho de peso caiu para 1,6kg.