Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comentário

Diversificar: correto e sustentável - por Valter Bampi

A pluralidade de atividades e constitui como estratégia ao aumento da produção agropecuária

Diversificar: correto e sustentável - por Valter Bampi

Não duvido da importância da diversificação para a sobrevivência de um negócio, porém a diversificação será interessante se entre diferentes atividades existir alguma característica em comum. Por exemplo, quando uma das atividades contribui a redução do custo médio de outra, processo denominado de economia de escopo. Recentemente nos preocupávamos com economia de escala, aquela que organiza o processo produtivo de maneira que se alcance a máxima utilização dos fatores produtivos envolvidos no processo, buscando como resultado baixos custos de produção e o incremento de bens e serviços.

Em muitos casos, quando se busca aumentar escala com o objetivo de reduzir o custo de cada unidade produzida pode haver uma redução de produtividade em função da dificuldade na gestão do processo. No entanto, para qualquer atividade humana, haverá um ponto onde se identifica um estrangulamento no processo produtivo, causado pela elevação de custos.

Ai surgiu à economia circular, modelo econômico no qual planejamento, suprimento, produção e reprocessamento são desenhados e gerenciados, tanto enquanto processo quanto resultado, para maximizar o funcionamento de ecossistemas e o bem-estar humano. O conceito novo que precisa ser considerado, tanto por quem produz como por aquele que consome. É tenso não haver dúvidas da importância da diversificação, mas estes conceitos precisam ser considerados. A sustentabilidade passa necessariamente pela integração e intensificação, termos que guardam entre si similaridade. Vamos considerar integração como um conjunto de atividades onde fundamentos da “economia de escopo” são considerados, mais do que isso, são exercitados. 

Pense em avicultura de corte com milho, ou seja, existe algum tipo de relação entre atividades, como por exemplo, os resíduos da avicultura que são utilizados como fertilizantes a cultura de milho. Considerando que uma tonelada do resíduo da avicultura tem valor menor do que o equivalente em fertilizante químico, a utilização do resíduo vai reduzir o custo de produção. Considerando que este resíduo além de fornecer nutrientes as plantas de milho proporciona melhoria nos atributos biológicos do solo, a produtividade física de milho com o uso do resíduo pode ser maior do que aquela que seria obtida com fertilizante químico.

Neste caso, a avicultura contribui com a redução do custo de produção, na melhoria da produtividade do milho e melhora no potencial produtivo do solo. Ao retirar o fertilizante químico e introduzir o resíduo da avicultura no sistema, se o milho é o principal componente da ração a ser fornecida às aves, esta terá um menor custo, por conseguinte deverá ser mais lucrativa.

Outro exemplo de diversificação é o sistema pós-colheita da soja, em parte da área se implanta o consórcio de milho com braquiária. Assim que o milho é colhido, a forrageira será utilizada para fornecer volumoso para bovinos. Tem-se aí uma integração e intensificação (soja, milho e carne), um modelo sustentável. A intensificação também poderá se dar através da irrigação, onde em mesma área, é possível ser feita a colheita, por exemplo, de soja, milho, trigo, feijão, grão de bico, dentre outros.

A intensificação tecnológica é considerada por vários autores como sendo uma das principais vias ao crescimento da produção agropecuária brasileira. Da mesma forma, a pluralidade de atividades, desde que realizada de forma planejada e considerando os fundamentos necessários, também se constitui como estratégia ao aumento da produção agropecuária.