Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Doença de Newcastle: situação brasileira

Evolução da situação da doença no País, sua ameaça através das criações avícolas não controladas e, importações de aves exóticas e ornamentais contaminadas.

Redação AI 12/12/2003 13h15 – Neste artigo, o veterinário e professor da Unicamp, Edir Nepomuceno da Silva, faz uma análise sobre a Doença de Newcastle e suas ocorrências no Brasil. A doença, chamada velogênica, com índice de patogenicidade cerebral acima de 0,7 (um indicador de virulência do vírus), faz parte da Lista A da OIE (Organização Internacional de Epizootias) é de notificação compulsória para os países signatários da Organização Mundial do Comércio (OMC). A ocorrência desta doença no País acarreta a suspensão imediata das exportações de produtos avícolas com graves conseqüências para os dependentes do comércio internacional, como é do caso do Brasil.

Há aproximadamente 25 anos, esta doença era endêmica em várias regiões avícolas do Brasil. Neste ano de 2003, o governo brasileiro declarou o País livre desta doença, com reconhecimento pela OIE, a partir de um levantamento oficial realizado em 2002. Amostras de soro de lotes de frangos não apresentavam indicadores da infecção (títulos elevados de anticorpos) e as amostras virais isoladas eram vacinais ou caiam na categoria de baixa virulência.

Veja a íntegra deste artigo da edição do Anuário 2004 da Avicultura Industrial