Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Doença globalizada

Gripe do frango pode virar epidemia mundial, alerta OMS.

Redação AI 09/11/2004 – O mundo está ameaçado por uma nova epidemia da gripe de frango e, infelizmente, ele não está preparado para combatê-la, advertiu nesta segunda-feira um funcionário da Organização Mundial da Saúde (OMS), durante um congresso em Miami (EUA).

“Podemos avaliar que o risco é elevado apesar que não sabemos o quanto”, disse David Heymann, responsável pelo departamento de doenças contagiosas da OMS.

“O mundo não está preparado para combatê-la”, acrescentou. Heyman disse que as atuais 300 milhões de vacinas contra a doença não são suficientes.

Os riscos da propagação da gripe do frango aumentaram depois que milhões de frangos na Tailândia e no Vietnã foram contagiados e tiveram de ser mortos.

Heyman disse também que é pouco provável o ressurgimento da Sars (síndrome respiratória aguda grave) que matou centenas de pessoas na Ásia em 2002 e 2003.

Vários especialistas da saúde e fabricantes farmacêuticos devem reunir-se em Gênova (Itália) esta semana para discutir meios para lutar contra uma possível epidemia.