Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Empresas

DSM e Evonik estabelecem a joint venture Veramaris

Veramaris estabelecerá um novo padrão para ácidos graxos ômega 3 EPA e DHA para nutrição animal

DSM e Evonik estabelecem a joint venture Veramaris

A DSM e a Evonik estabeleceram uma nova empresa, a Veramaris V.O.F., para a produção de ácidos graxos ômega 3 EPA e DHA a partir de algas marinhas naturais para a nutrição animal. A joint venture 50:50 está sediada no DSM Biotech Campus em Delft (Países Baixos).

A inovação revolucionária da Veramaris – um óleo de algas – irá, pela primeira vez, permitir a produção de ácidos graxos ômega 3 EPA e DHA para a nutrição animal, sem a utilização de óleo de peixes capturados na natureza, um recurso finito. A DSM e a Evonik anunciaram sua intenção de dar início a essa joint venture em março de 2017. Desde então, todas as aprovações necessárias foram recebidas.

A construção da unidade de produção de US$200 milhões na Evonik em Blair, Nebraska (EUA) já começou, e está avançando de acordo com o planejado. Quantidades comerciais do óleo de algas rico nos essenciais ácidos graxos ômega 3 EPA e DHA estarão prontas para a venda em 2019. Já estão disponíveis quantidades-piloto para fins de desenvolvimento de mercado. A capacidade de produção anual inicial atenderá cerca de 15% da demanda anual total atual de EPA e DHA da indústria de aquacultura de salmões.

A Veramaris será liderada pelo CEO Karim Kurmaly e CFO Frank Beissmann. Biólogo marinho, Kurmaly está na DSM há mais de 16 anos, mais recentemente como Vice-Presidente de Saúde Nutrição Animais na Ásia-Pacífico. Beissmann, engenheiro, trabalha na Evonik há mais de 20 anos, tendo ocupado diversos cargos na produção, cadeia de suprimento, marketing e controle.

“Nosso óleo de alga, rico tanto em EPA quanto DHA, é a nossa resposta à necessidade da indústria por uma fonte sustentável e rastreável de ácidos graxos ômega 3 EPA e DHA. A Veramaris agora permitirá que nossos parceiros na cadeia de valor cresçam de forma responsável e atendam a demanda por proteína animal saudável rica em EPA e DHA para a saúde dos consumidores”, afirmou Kurmaly.

A Veramaris participa do diálogo com todos os stakeholders em toda a cadeia de valor, incluindo ONGs. Colaborações pioneiras vêm permitindo que players líderes em aquacultura desenvolvam dietas de salmão livres de ingredientes marinhos, utilizando o óleo de alga da Veramaris como substituto completo de óleo de peixe.

“Nossa meta é estabelecer um padrão na indústria. Estamos comprometidos em oferecer alta qualidade consistente dos ácidos graxos ômega 3 EPA e DHA. Com base em nosso conhecimento especializado na cadeia de suprimentos e logística, estamos aptos a tornar a transição dos clientes para a Veramaris tão tranquila quanto possível”, afirmou Beissmann.

Até recentemente, os ácidos graxos ômega 3 EPA e DHA adicionados a rações animais vinham quase que exclusivamente de fontes marinhas, por exemplo, óleo e farinha de peixe, que são recursos finitos. Atualmente, um total de 16 milhões de toneladas métricas de peixes da natureza é capturado para a produção de óleo e farinha de peixe. Ao utilizar algas marinhas naturais, a Veramaris contribui para cobrir a lacuna de fornecimento e demanda de ômega 3 EPA e DHA, simultaneamente auxiliando a preservar a vida marinha e a biodiversidade dos oceanos.