Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Ovos

É hoje o Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos 2015

Disputado nas categorias ovos brancos, ovos vermelhos e ovos de codorna, o tradicional evento da Capital do Ovo chega a sua 56ª edição com número de apoiadores recorde e com transmissão ao vivo pelo www.canaldoovo.com.br

É hoje o Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos 2015

A partir das 10 horas de hoje, dia 15 de julho, até as 12 horas, a comissão organizadora do Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos estará recebendo inscrições das granjas que vão disputar os cobiçados títulos de campeões em qualidade de ovos de postura comercial (brancos e vermelhos) e ovos de codorna. E às 13 horas, com a inédita transmissão ao vivo pelo www.canaldoovo.com.br, começa o julgamento, feito por um corpo de jurados formado por doze renomados profissionais do mercado, da academia e da pesquisa, todos especialistas em avicultura. Um 13º “juiz” é a máquina Digital Egg Tester, que faz análises precisas da unidade Haugh (medida específica para mensurar o frescor do ovo e sua qualidade interna), e testes de resistência e espessura da casca.
O processo que inclui a análise dos juízes e os testes na Digital Egg Tester leva de cinco a seis horas, e é só no final do dia que serão conhecidos os campeões e os melhores colocados em cada categoria. A expectativa pelo resultado do Concurso de Bastos é cada vez maior, pois ele valoriza a marca das granjas melhor classificadas e eleva especialmente o conceito das marcas campeãs, que podem, com o conceito de seu produto em alta, ganhar mais mercado, explorar o bom resultado em peças de marketing, além de ganhar mais prestígio no segmento.

Desde 1948
Profundamente identificado com a história da avicultura bastense, que se iniciou nos anos 1940, o Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos iniciou-se de maneira muito simples desde a primeira Festa do Ovo, tradicional evento do município. Maior evento da avicultura de postura comercial brasileira, a Festa do Ovo nasceu em 1948, na forma de uma feira agroavícola criada pela cooperativa dos produtores rurais da época, todos japoneses ou descendentes de imigrantes japoneses. Desde aquela primeira Festa do Ovo os organizadores instituíram prêmios aos melhores ovos expostos na feira agroavícola.
À época, a produção de ovos já se destacava no município, mas também eram analisados os principais produtos agrícolas, como frutas e legumes. Com o desenvolvimento crescente da avicultura, em alguns anos o foco da análise e premiação da Cooperativa ficou todo para o ovo, nas categorias brancos e vermelhos. Foi entre as décadas de 1980 e 1990, com o crescimento da coturnicultura, que foi introduzida a categoria ovos de codorna.
Nos anos 1990, com as novas gerações de avicultores – filhos e netos dos imigrantes – o Concurso de Qualidade do Ovo foi se modernizando e se aprimorando, até entrar nos anos 2000 com novas metodologias, muito mais criterioso e exigente. No ano 2009 passou a contar com o uso da máquina Digital Egg Tester, um novo avanço.

Apoio e organização
Assim, crescendo em importância e credibilidade, o Concurso de Qualidade de Ovos atravessa gerações de avicultores bastenses, e é uma referência na avicultura brasileira e mesmo internacional. Ele é o único do gênero no Brasil e um dos poucos de que se tem notícia no mundo. E certamente é o mais rigoroso em seus critérios de julgamento, com tantas fases de análises.
Em grande parte é isso que faz com que, a cada ano, cresça sua importância no mercado e aumente o interesse das empresas fornecedoras apoiarem sua realização. Neste ano, o evento chegou à marca de 84 apoiadores, um recorde do evento.
A grande novidade do evento neste ano é a transmissão ao vivo pela internet, uma reivindicação antiga que pôde ser atendida neste ano e que será feita em caráter experimental. A transmissão começará às 13h, através do endereço www.canaldoovo.com.br, conduzida por profissionais contratados especialmente para isso, com mediação de jornalistas e de membros da comissão organizadora.
A organização do evento é, como no passado, sempre feita por um grupo de avicultores, que se dedicam a manter a tradição do Concurso. Neste ano o presidente da comissão organizadora é Christian Maki, que conta com a ajuda de mais 16 avicultores: Dante Miyakubo (vice-presidente), Leonardo Yoshikawa (tesoureiro), Jorge Miyakubo (secretário) e Alessandro Higashi, Alexandre Murakami, Alfredo Nakanishi, Douglas Sato, Fábio Ikeda, Fábio Murakami, Luciano Ono, Luís Hirai, Milton Mizuma, Paulo Ueyama, Rodrigo Ono, Sérgio Kakimoto e Wagner Mizohata.

Juízes renomados
A força e a credibilidade dos resultados de cada Concurso de Qualidade se deve não só pelo Regulamento rigoroso, mas principalmente pela seriedade e grande conhecimento técnico dos profissionais que formam o corpo de jurados. “Temos por prática sempre mesclar juízes veteranos, ou seja, que já participaram do evento em anos anteriores, e outros novatos. Assim, há sempre um rodízio saudável de profissionais, de maneira a termos sempre renovação de experiências e troca de informações sobre como avaliar qualidade”, explica o presidente da comissão organizadora, o avicultor Christian Maki.
Neste ano, estreiam como juízes, dois grandes nomes da zootecnia brasileira, os professores e pesquisadores Antônio Gilberto Bertechini, da Universidade Federal de Lavras (UFLA – MG), profissional mundialmente reconhecido por seus trabalhos científicos na área de proteína animal; e Alice Eiko Murakami, da Universidade Estadual de Maringá (UEM – PR), uma das maiores autoridades no país em avaliação de alimentos para animais e exigências nutricionais, com foco na área de poedeiras, codornas japonesas e frangos de corte.
Neste ano, pela segunda vez, também haverá um juiz internacional no evento. É o médico veterinário o espanhol Miguel Valls, do grupo genético Grimaud (França). Ele atua em produções avícolas em vários países, com destaque para a atuação no Sul da Europa (Espanha, Itália e Portugal), além da Turquia e Egito. 
O corpo de jurados da edição 2015 do Concurso 2015 é formado por: Ademir Moreira (Planalto Postura), Alice Murakami (UEM– PR), Anderson de Pontes Silva (Lohmann do Brasil), Antônio Gilberto Bertechini (Universidade Federal de Lavras – MG), Bruno Guastalli (Hy-Line do Brasil), Fernando Venâncio (Mercoaves), Flavio Watanabe (Uniquímica), Mario Nihei (H&N Avicultura), Miguel Valls (Novogen/Grimaud), Nilce Maria Soares (Instituto Biológico do Estado de São Paulo – UPD Bastos), Ricardo Bellaz (Elanco), Valdemir Basi (Interaves) e Vinícius de Brito Santana (ATM Bastos – juiz operador da máquina Digital Egg Tester)

Serviço:
O Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos 2015 será realizado no salão de evento Atenas, na Rua Dom Pedro I, 399, em Bastos (SP). Os produtores poderão inscrever-se nas categorias Ovos Brancos, Ovos Vermelhos e Ovos de Codorna entre as 10 e as 12 horas de hoje, quarta-feira, dia 15. Mais informações com a Comissão Organizadora pelo fone (14) 98117-7711, ou pela fanpage do evento: facebook.com/ConcursoQualidadeDeOvos.