Edição de genes pode aumentar a produção em países em desenvolvimento

A produção avícola em nações de baixa e média renda poderia se beneficiar substancialmente da transferência de genes benéficos entre raças para produzir descendentes com características úteis, afirmam os pesquisadores.

Edição de genes pode aumentar a produção em países em desenvolvimento

Ovos estéreis de galinhas machos e fêmeas foram implantados com células reprodutivas de aves doadoras com as galinhas resultantes acasaladas para produzir filhotes da raça doadora. Os filhotes mostraram características herdadas de suas patentes reais, as aves doadoras, junto com a alteração editada em seu DNA, ao invés de seus pais substitutos. O resultado da edição de genes demonstra uma maneira eficiente de introduzir características benéficas, afirmam os cientistas, como tolerância a climas quentes ou resistência a doenças.

Genes benéficos podem ser transferidos de uma raça para outra por meio da edição de genes de embriões, em uma única geração, e o método para controlar os genes reprodutivos pode ser transportado por ambos os pais – conhecido como acasalamento Sire Dam Surrogate (SDS) – pode garantir que a prole irá herdar um gene desejado de ambos os pais e exibir a característica associada a esse gene. O parceiro comercial Cobb-Europe trabalhou com uma equipe do Centro de Genética e Saúde Animal Tropical e do Instituto Roslin para demonstrar sua abordagem usando galinhas machos e fêmeas estéreis, conhecidas como galinhas de ninho vazio, para transferir as características das penas entre as raças.

Eles removeram células-tronco reprodutivas (ou seja, células em estágio inicial que mais tarde se desenvolvem em espermatozoides e óvulos) de embriões de galinha usando tecnologia de edição de genes e usaram a mesma tecnologia para introduzir edições de genes nessas células reprodutivas de outra raça. As células reprodutivas alteradas foram então implantadas em pais substitutos – os embriões de pintos e galos que foram criados para serem estéreis. Esses substitutos foram então chocados e acasalados uns com os outros. A prole resultante era da raça doadora e não de seus pais substitutos. Eles também tinham as novas características criadas pela edição de genes.

Resultados

Os pesquisadores demonstraram sua abordagem reparando uma mudança genérica natural que causa uma plumagem branca distinta na raça White Leghorn. Pintinhos nascidos de galinhas estéreis agora tinham uma plumagem preta. Da mesma forma, a equipe introduziu uma pena encaracolada distinta, que se acredita ajudar as raças da África Ocidental a lidar com climas quentes, em filhotes de galinhas Light Sussex – uma raça britânica. O conceito poderia permitir a transferência de características úteis entre as 1.600 raças de galinhas do mundo e aumentar a produtividade e o bem-estar animal, além de proteger contra mudanças nas condições ambientais.