Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Conectividade

Elon Musk recebe ministro para discutir uso de internet via satélite em escolas rurais do Brasil

Fábio Faria encontra com Elon Musk e presidente da SpaceX; ministro também visitou OneWeb, que concorre com a Starlink no mercado de satélites de baixa órbita

Elon Musk recebe ministro para discutir uso de internet via satélite em escolas rurais do Brasil

Já tem algum tempo que se fala sobre a chegada da Starlink no Brasil. O CEO da SpaceX, Elon Musk, recebeu o ministro das Comunicações, Fábio Faria, para discutir o uso de internet via satélite da empresa para levar conectividade a escolas rurais e monitoramento da floresta amazônica. A companhia recentemente recebeu a homologação da Anatel para o seu roteador doméstico.

O ministro Faria visitou a sede da SpaceX nos Estados Unidos e conversou com Gwynne Shotwell, diretora de operações da companhia. O político posteriormente encontrou com Elon Musk em Austin, no Texas, e divulgou no seu perfil do Twitter que busca uma parceria com a Starlink para expandir o programa Wi-Fi Brasil e conectar “todas as escolas rurais que estão faltando”.

A parceria buscada por Faria também envolve o uso da tecnologia da SpaceX para preservação da Amazônia e “todos os locais remotos no Brasil”. Nada concreto foi revelado pelo ministro ou pela empresa.

Ministério das Comunicações também conversa com OneWeb

Além da Starlink, Faria também se reuniu com a OneWeb, outra empresa de satélites de baixa órbita. O encontro ocorreu em Glasgow durante a COP26. O ministro publicou no Twitter que a empresa irá lançar dois centros de controle no Brasil e que a empresa “têm grande interesse em colaborar para atender localidades e escolas rurais, além de ajudarem na proteção da Amazônia”.

Atualmente, o Wi-Fi Brasil é prestado através do SGDC-1, satélite brasileiro operado pela Telebras. O programa cria pontos de acesso à internet em locais com estado de vulnerabilidade social e que não são atendidos por outras operadoras. Os hotspots são instalados em escolas, bibliotecas, pontos de saúde, comunidades quilombolas, assentamentos rurais, aldeias indígenas, entre outros.

Ainda não há data exata para o início das vendas dos planos de internet via satélite da Starlink. Por enquanto, a companhia diz que planeja ter cobertura no Brasil em 2022 e solicita um depósito reembolsável de US$ 99 para quem quiser entrar na fila de espera do serviço.