Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

Em parceria com CiBiogás, AveSui apresenta novo Workshop de Biomassa e Bioenergia

Este ano além das palestras participantes verão na prática a produção de biogás e sua aplicação para geração de energia e também para produção de combustível.

Em parceria com CiBiogás, AveSui apresenta novo Workshop de Biomassa e Bioenergia

A produção de biogás está crescendo ano a ano e muitos potenciais produtores ainda tem dúvidas técnicas e também da viabilidade para produção de energia de biocombustível automotor. Por isso novamente na AveSui 2020 o setor é destaque com um workshop dedicado a Biomassa e Bioenergia, que neste ano será em parceria com o CiBiogás e o Projeto GEF. “O que mudou para 2020 é que a gente traz uma proposta mais inovadora e dinâmica, aplicando o conhecimento a prática”, contou a coordenadora do painel e diretora NRG Soluções Sustentáveis, Renata Abreu.

Felipe Marques,Diretor de Desenvolvimento Tecnológico do CiBiogás e Coordenador do Projeto GEF  conta que o Workshop será voltado para como aproveitar e utilizar os resíduos da produção de proteína animal para produzir biogás Felipe Marques,Diretor de Desenvolvimento Tecnológico do CiBiogás e Coordenador do Projeto GEF  conta que o Workshop será voltado para como aproveitar e utilizar os resíduos da produção de proteína animal para produzir biogás e conseguir diversificação da renda na propriedade. “O publico alvo são os técnicos e os potenciais produtores de biogás que são os produtores da cadeia de proteína animal que ainda não fazem produção por questões de dúvidas técnicas ou tecnológicas. Eles poderão encontrar neste workshop oportunidade de entender como cada tecnologia se adequa a sua demanda e como ela pode atendê-lo no futuro” detalhou.

Dentro do painel serão discutidos que é biogás, como é produzido, os tipos de materiais, os tipos de substratos utilizados para produzir, as tecnologias disponíveis pra produzir e como utilizar esse biogás produzido. “A gente vai falar também da participação do biogás na matriz energética, numa oportunidade de gerar negócios para os produtores de biogás e sobre o potencial de produção de biogás no Brasil, ai abordando o potencial de cada substrato por região e perspectivas e oportunidades para o setor e serão ofertadas ainda duas visitas técnicas”, explicou Marques.“O que mudou para 2020 é que a gente traz uma proposta mais inovadora e dinâmica, aplicando o conhecimento a prática”, contou a coordenadora Renata Abreu.

Além da teoria o Workshop de Biomassa e Bioenergia proporcionará uma imersão in loco na produção de Biogás. Os participantes terão a oportunidade de conhecer na prática todos os passos do processo de produção com visitas guiadas a estações produtoras, uma a Itaipu Binacional e outra a usina de Entre Rios do Oeste.  “Unir conceitos teóricos às experiências práticas é extremamente relevante para quem quer aprofundar seus conhecimentos sobre as novas tecnologias e tecnologias existentes relacionadas à produção de biogás. As visitas técnicas permitem ao participante esclarecer dúvidas sobre uma real necessidade e acaba aproximando o produtor rural a uma nova oportunidade de negócio: o mercado de energia” enfatizou Renata.

Visitas Técnicas

A primeira visita técnica Unidade de Produção de biogás de |Itaipu, que fica dentro do complexo de Itaipu, que é unidade que produz o biogás a partir dos resíduos dos restaurantes do complexo esse biogás, é utilizado para fabricar biometano e abastecer os veículos da frota interna do grupo.

A segunda será para o projeto Entre Rios do Oeste, que já está em operação e reúne vários produtores de biogás, que produzem biogás cada um em sua propriedade, e estão conectados por uma rede de gás a uma central termo elétrica. Essa central termoelétrica produz a energia elétrica que é compensada nos prédio públicos do município, neste caso o Município remunera os produtores pelo biogás produzido. “Serão duas oportunidades de tecnologias e arranjos diferentes pra atender o público que partipar do workshop e do evento.” Finalizou Marques.

Projeto GEF

O projeto tem como objetivo reduzir as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e a dependência de combustíveis fósseis por meio da promoção da energia de biogás e soluções de mobilidade dentro das cadeias de fornecimento agroindustriais no sul do Brasil e o fortalecimento da cadeia nacional de valor da tecnologia de biogás.

AveSui 2020

O mercado de produção animal tem vivido constantes mudanças além da implantação de novas tecnologias. Por isso a AveSui 2020 traz em sua programação técnica muitas novidades na edição 2020. Com nova data definida a feira será realizada de 29 de setembro a 01 de outubro, no Oeste do Paraná. “Para o CiBiogás é sempre um prazer participar da maior feira latino americana de proteína anima. É nessa feira que a gente tem o contato com a cadeia de produtores e também a todos os fornecedores que atendem a esses produtores” contou Marques.

Além do Workshop de Biomassa e Bionergia o evento traz o 5º Congresso de zootecnia de precisão: inteligência artificial a favor da produção animal; métodos de eliminação (eutanásia) aves e suínos;  produção de animais livres e antibioic free; processamento de carnes e segurança alimentar.  Outra novidade é o painel aberto ao publico sobre saúde única. Em breve programação completa.

O primeiro lote das inscrições para programação técnica-científica com desconto já está liberado e a inscrição pode ser feita pelo link: https://www.avesui.com/credenciamento