Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

AveSui Regiões 2009

Em primeira mão

AveSui Regiões foi o primeiro local a reunir personalidades para e discutir a Gripe H1N1, assunto destaque em todo o mundo.

A Gripe H5N1 (ex-gripe suína) assumiu posição de destaque em todos os notíciários desde a semana passada no mundo. Sem informações precisas, a Gessulli Agribusiness, organizadora da AveSui Regiões 2009, debateu o tema em primeira mão, com esclarecimentos de lideranças do mercado do setor avícola e suínícola do Brasil.

A Gripe H1N1 já influenciou o mercado pecuário foi tema presente das discussões do Painel Conjuntural do Seminário. Francisco Sérgio Turra, Presidente Executivo da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (ABEF), e Pedro de Camargo Neto, Presidente Executivo da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs) afirmaram que o problema trata de saúde pública e não animal.

Camargo Neto reprovou a denominação de “Gripe Suína”, já que não há nenhum plantel infectado no mundo e o vírus é transmitido entre os seres humanos.

Situação mundial- A Organização Mundial da Saúde informou nesta quinta-feira (30) que vai começar a se referir à gripe suína como “gripe A (H1N1), a pedido de diversas entidades representantes da suinocultura no mundo. Com o alerta de pandemia, o diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Pascal Lamy, afima que economicamente, esta é uma má noticia, a começar pelo impacto na área financeira. Ele projetou queda de 10% no comércio mundial em volume, a maior contração nas trocas em décadas. De maneira geral, economistas consideram que, se houver pandemia da gripe, a recuperação da economia mundial vai ser retardada ainda mais, já que a atividade econômica e a confiança do consumidor devem desmoronar.

Nos EUA, muitos setores ligados à produção e comércio de carne de porco continuam preocupados com o efeito que o nome dado à gripe suína vai gerar para o consumo do produto. O setor supermercadista, por exemplo, já está estudando a possibilidade de uma campanha para alertar consumidores.

No Brasil, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) começará na próxima sexta-feira (1), a testar vacinas comerciais já existentes para combater gripes suínas em porcos com o vírus da atual gripe mexicana. O caso da Gripe H5N1 mais próximo, confirmado, ocorreu no Peru.

A epidemia, iniciada no México, matou pelo menos 8 pessoas e contaminou 114, segundo balanço da OMS, e dá sinais de estar se espalhando pelo mundo.

-Com informações dos portais G1 e Valor Online