Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Economia

Em tempos de COVID-19, indústria avícola garante abastecimento de frango e ovos aos colombianos

Hoje, em menos de três meses, nos encontramos com uma desvalorização até agora neste ano perto de 25,0%

Em tempos de COVID-19, indústria avícola garante abastecimento de frango e ovos aos colombianos

A Federação Nacional dos Avicultores da Colômbia – Fenavi, apela a todos os colombianos que evitem o acúmulo de ovos e frangos nas lojas e supermercados do país, reiterando que os avicultores garantem o abastecimento desses dois produtos essenciais na cesta familiar durante essas quarentenas vezes.

Sobre a desvalorização do peso, o presidente executivo da Fenavi, Gonzalo Moreno Gómez, falou sobre a crescente preocupação dos produtores derivados da Covid-19 e sobre o impacto que a acelerada desvalorização gerou na estrutura de custos do setor avícola.

Salientou ainda que a Fenavi apoia e apoia as medidas que o Governo tem vindo a tomar, na configuração de políticas públicas para enfrentar um novo problema da história do nosso país e para isso os produtores se comprometeram com o abastecimento normal de duas proteínas básicas em. a comida colombiana, como frango e ovos, adaptando-se às atuais circunstâncias de quarentena.

No segundo, a desvalorização do peso, não só pegou de surpresa todos os agentes do mercado, até mesmo o Governo, que projetava uma taxa de câmbio de cerca de US $ 3.300 no final de 2020. Hoje, em menos de três meses, nos encontramos com uma desvalorização até agora neste ano perto de 25,0%.

Agora, como no setor avícola o componente importado de um dos principais insumos, a ração balanceada, ultrapassa 85%, o impacto na estrutura de custos é alto, de fato a partir de março ultrapassava 20% do impacto no custo.

Apesar do exposto, a oferta de produtos avícolas continua crescendo em relação ao registrado em 2019, sendo 2020 o ano em que a indústria se preparou melhor para atender a uma demanda elevada como a que estamos vivendo.

No entanto, há um crescimento anormal da demanda por parte dos consumidores, que vêm acumulando estoques de produtos em suas residências, devido à quarentena obrigatória em que o país se encontra. Esta situação desequilibrou temporariamente os preços do mercado, por isso convocamos todos os colombianos a não monopolizarem os produtos, já que a avicultura tem produção suficiente para atender a demanda de todo o país.