Por mais recursos

Em visita a Concórdia, presidente da Embrapa fala em parcerias

Em meio a redução de recursos, aproximação com setor produtivo deve ser cada vez mais inserida no universo da pesquisa, disse Barbosa

Em visita a Concórdia, presidente da Embrapa fala em parcerias

“Na pesquisa não existe voo solo, juntos sempre atuamos com mais acertos”. Esta foi uma das declarações do Presidente da Embrapa, Sebastião Barbosa, durante a visita à Embrapa Suínos e Aves, em Concórdia, uma das 42 unidades descentralizadas da empresa. Sebastião destacou que a aproximação com o setor produtivo deve ser cada vez mais inserida no universo da pesquisa, estabelecendo parcerias e auxiliando o processo de adoção das tecnologias e na busca por recursos. Outra oportunidade para a pesquisa, enfatizada pelo presidente da Embrapa, está na Lei da Inovação, que tem o objetivo de incentivar a interação entre universidade, centros de pesquisa e empresas.

A visita à Embrapa Suínos e Aves faz parte da proposta do presidente, que assumiu em outubro de 2018, em conhecer melhor o que cada centro de pesquisa faz e discutir junto aos gestores uma atuação mais descentralizada, conhecendo os problemas e pensando juntos em como superá-los. “A Embrapa acontece e continuará acontecendo em cada Unidade. Os resultados que mudam a agricultura saem de cada um dos centros de pesquisa”, enfatizou.

O presidente destacou que o trabalho realizado pela Embrapa Suínos e Aves contribui diretamente no desenvolvimento do setor produtivo de aves e suínos. “Com um trabalho conjunto entre a Embrapa, governos municipal, estadual e federal, vamos chegar mais longe. Essa unidade é muito importante dentro de todo o sistema Embrapa e tem realizado um trabalho relevante às cadeias produtivas e ao meio ambiente”, enfatizou.

Sobre cortes de recursos na pesquisa, situação que tem sido enfrentada pela Embrapa nos últimos tempos, Sebastião Barbosa afirmou que “o quadro de empregados da Embrapa é constituído de pessoas capacitadas, que saberão buscar recursos necessários para a continuidade das pesquisas, seja no Brasil ou no exterior”.

A agenda do presidente contemplou reunião com as chefias e com o Comitê Técnico Interno – CTI, além de visita às instalações e estrutura da Unidade. Sebastião também recebeu a diretoria do SINPAF e participou de reunião com o prefeito de Concórdia, Rogério Pacheco, que estava acompanhado do secretário municipal de agricultura, Mauro Martini. Ele também concedeu entrevista à imprensa e recebeu o presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos, Losivânio de Lorenzi. A visita encerrou com o encontro com os empregados, onde respondeu a perguntas feitas e enviadas pelos colegas.