Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Eventos

Embrapa apresenta novidades tecnológicas em Ribeirão Preto

Embrapa apresenta 1ª banana registrada no Brasil com equilíbrio entre açúcares.

Cultivares de banana resistente à Sigatoka negra, de feijão com alta produtividade de forragem e, também, tecnologia em sistemas fundamentais para tomadas de decisões rápidas e precisas, são as novidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) na 16ª edição da Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow), que vai até este sábado (2), em Ribeirão Preto/SP. O estande da Embrapa está localizado junto à Vitrine de Tecnologias do Agrishow de Ribeirão Preto, em área de dois mil metros quadrados.

A Embrapa Transferência de Tecnologia apresenta na Agrishow 2009 a primeira banana registrada no Brasil, de sabor peculiar, casca fina de coloração amarelo-clara, polpa de coloração creme, bom equilíbrio entre açúcares e ácidos, aroma agradável e alta resistência ao despencamento. É resistente à Sigatoka-negra (principal doença da bananeira), Sigatoka-amarela e ao Mal-do-Panamá.

A variedade de feijão guandu, BRS Mandarim, desenvolvida pela Embrapa Pecuária Sudeste, tem alta produtividade de forragem, 10% superior à mais usada no Brasil, sendo indicada para a alimentação de bovinos. A BRS Mandarim é recomendada para uso na rotação de parte do canavial, a cada cinco anos, porque descompacta o solo e fixa nitrogênio.

Softwares – Desenvolvidos pelo pesquisador Lúcio André de Castro Jorge e lançados na feira, os softwares são para análise de troncos de madeira, de cobertura vegetal do solo e de folhas. O Anatro Livre é uma metodologia precisa e poderosa para os pesquisadores e silvicultores avaliarem o crescimento da árvore e a qualidade da madeira.

O Siscob também foi desenvolvido com técnicas avançadas de processamento baseadas em sistemas inteligentes. Avalia rapidamente e de forma precisa a cobertura vegetal do solo e classifica as imagens adquiridas para facilitar a quantificação de alterações e geração de mapas temáticos. O objetivo é monitorar pragas, doenças, deficiências na lavoura e outras necessidades específicas.

Já para a análise foliar, incidência de doenças, pragas e deficiências da planta, a partir de imagem digital, será apresentado o AFSoft. O sistema auxilia na identificação e diagnóstico de deficiências nutricionais da planta, incidência de doenças e ataque de insetos, além de permitir medições de área, comprimento e largura da folha e de regiões danificadas.