Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Manejo

Embrapa apresenta vídeos sobre práticas de debicagem em galinhas de postura

Os vídeos orientam o processo de apara de uma maneira geral e explicam de forma específica as debicagens convencionais

Embrapa apresenta vídeos sobre práticas de debicagem em galinhas de postura

As práticas de debicagem, ou apara da ponta do bico, em galinhas de postura são o tema de quatro vídeos produzidos pela Embrapa Suínos e Aves de Concórdia-SC que já estão disponíveis no canal da Embrapa no YouTube. Os vídeos orientam o processo de apara de uma maneira geral e explicam de forma específica as debicagens convencional, com lâmina quente plana, com lâmina quente em “V” e a por radiação ou luz infravermelha.

A debicagem é o processo de corte parcial e cauterização das pontas superior e inferior do bico de galinhas poedeiras. O processo evita a bicagem agressiva entre as aves devido ao comportamento natural e por influência de fatores como ambiente, nutrição, luz e densidade de alojamento. A apara diminui o canibalismo e a mortalidade do plantel. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o bico da ave não é totalmente removido ou amputado, apenas sua ponta.
 
A Embrapa Suínos e Aves também preparou uma cartilha com práticas de debicagem para a orientação de técnicos e produtores de ovos. São descritas as diferentes técnicas por meio de textos e ilustrações visando a padronização dos procedimentos com ênfase em preservar o conforto, saúde e o bem-estar da ave. Os vídeos e a cartilha têm a orientação dos pesquisadores da Embrapa Paulo Giovanni de Abreu e Helenice Mazzuco e do professor da Esalq/USP Iran José Oliveira da Silva.