Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Pesquisa & Inovação

Embrapa se instalará em Toledo com unidade voltada a suinocultura, avicultura e piscicultura

Uma comitiva de Toledo participou nesta quarta-feira (06) de uma reunião na sede da Embrapa, em Brasília, que fez parte das tratativas para a instalação de uma unidade no município.

Embrapa se instalará em Toledo com unidade voltada a suinocultura, avicultura e piscicultura

A cidade que detém pelo 9º ano consecutivo o maior VBP (Valor Bruto de Produção Agropecuária) do Estado, sendo referendada reiteradas vezes como a Capital Paranaense do Agronegócio, ganha um reforço importante para o setor, que beneficiará toda a região. Uma comitiva de Toledo participou nesta quarta-feira (06) de uma reunião na sede da Embrapa, em Brasília, que fez parte das tratativas para a instalação de uma unidade no município.

Com grande produção que constitui a base da economia local e permite o desenvolvimento de outros setores, como comércio e indústria, o cenário encontrado em Toledo é propício para o estabelecimento de parcerias que fomentem o agro, impulsionando não só o município, como toda a região Oeste. Um exemplo é o ecossistema de inovação, formado por cooperativas, universidades e o Biopark, entre outros, que permitiram o lançamento em Toledo, em dezembro último, do Polo Regional de Inovação e Tecnologia para o Agronegócio, com chancela do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Para se somar a esse ecossistema de inovação e contribuir com seu desenvolvimento, a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) implantará no município uma Unidade Mista de Pesquisa e Inovação, voltada para três dos mais expressivos segmentos da produção toledana: a avicultura, a suinocultura e a piscicultura.

Ao término do encontro que reuniu na capital federal representantes de diversos segmentos para as tratativas, o prefeito Beto Lunitti, que liderou a comitiva toledana, comemorou a conquista e publicou um vídeo nas redes sociais, evidenciando a união de esforços para que Toledo receba uma unidade da empresa que é voltada para a inovação, com foco na geração de conhecimentos e tecnologias para a agropecuária brasileira.

Para obter a conquista, Beto Lunitti contou com os esforços do deputado federal pelo Paraná Sérgio Souza, que preside a Frente Parlamentar da Agropecuária, e com o apoio de entidades e indústrias locais.

Além do presidente da Embrapa, Celso Moretti, participaram também da reunião em Brasília, Diego Bonaldo, secretário da AgroDeseco (Secretaria do Agronegócio e Desenvolvimento Econômico de Toledo), Luiz Donaduzzi, da Prati-Donaduzzi e Biopark, Eder Maffissoni, presidente da Prati-Donaduzzi, Rainer Zielasko, presidente do POD (Programa Oeste em Desenvolvimento), Anaide Holzbach, presidente da Acit (Associação Comercial e Industrial de Toledo) e Nelson Gafuri, presidente do Sindicato Rural de Toledo.

No momento, o que se anuncia é o primeiro passo para a criação da futura Unidade Mista de Pesquisa e Inovação (UMIPI) de Toledo. Estudos começarão a ser realizados para que a empresa pública conheça a realidade e as demandas dos setores e cadeias produtivas.

Os estudos também identificarão os possíveis parceiros com quem a Embrapa poderá contar, uma vez que a UMIPI é formada por um modelo de cooperação entre instituições que permite a união de competências e o compartilhamento de infraestrutura, de recursos humanos e financeiros de forma sinérgica, a fim de obter resultados em comum, que não poderiam ser realizados isoladamente. Como exemplo de parceria entre instituições, temos a UMIPI de Campinas, onde a Embrapa tem a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) como parceira, e a UMIPI do Sudoeste do Paraná, instalada em Francisco Beltrão, onde a Empresa de Pesquisa Agropecuária tem parceria com a UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) e o IDR-PR (Instituto do Desenvolvimento Rural do Paraná).

Certamente, no polo universitário em que Toledo se constitui não faltarão potenciais parceiros. A Prefeitura de Toledo, por sua vez, se torna desde já uma das parceiras e prestará todo apoio com contrapartidas, incluindo a cessão do espaço físico onde a Embrapa irá se instalar.