Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

AveSui 2012

Embrapa Suínos e Aves apresenta na AveSui tecnologias para produção avícola

O Dimmer IEM-LUX, controle eletrônico de iluminação, e a poedeira colonial Embrapa 051, são os grandes destaques da Embrapa Suínos e Aves para o setor de avicultura na AveSui América Latina 2012.

A participação da Embrapa Suínos e Aves na AveSui 2012 tem sido intensa. A unidade trouxe para a feira algumas de suas principais tecnologias para a produção avícola e suinícola. Para o avicultor os principais destaques são o Dimmer IEM-LUX e a poedeira colonial Embrapa 051.

Controle eletrônico de iluminação em aviário, o Dimmer IEM-LUX possibilita a compensação de luz levando em consideração o conforto das aves. Controlando a intensidade da iluminação, o produtor pode simular os períodos do dia e da noite, seguindo inclusive o programa de luz estabelecido para cada linhagem ou lote. “O equipamento tem uma memória interna que permite rastrear e avaliar a programação de luz utilizada e ainda economiza energia, uma vez que compensa a luminosidade, garantindo apenas a luz necessária ao ambiente”, explica Jacir Albino, assistente de Operações da Embrapa Suínos e Aves. Segundo ele, o Dimmer IEM-LUX é resultado de uma parceria com um inventor independente, fabricado e comercializado pela Inobram Automações.

Embrapa 051 – Já a Poedeira Colonial Embrapa 051 oferece uma produção bem superior às aves coloniais rústicas. A Embrapa 051 atinge de 280 a 300 ovos, enquanto uma galinha colonial comum produz cerca de 80 ovos a cada ciclo. Ela também é híbrida, com capacidade para produção de ovos pelas fêmeas e de carne pelos machos (abatidos com 120 dias). A poedeira se destina a criações semiconfinadas ou agroecológicas. “A Embrapa 051 preserva todas as vantagens da avicultura comercial, como o controle sanitário e a garantia de qualidade do produto oferecido ao consumidor”, comenta Albino. Neste caso, a parceria é com a Gramado Avicultura, que atua na sua comercialização.

Os pesquisadores da Embrapa também estão participando ativamente das atividades do XI Seminário Internacional de Aves e Suínos e do I Seminário Internacional de Biomassa & Bioenergia que fazem parte da programação da Avesui 2012.

Parceira tradicional da Gessulli Agribusiness, a Embrapa Suínos e Aves participa pelo décimo ano consecutivo da AveSui, sempre apresentando novidades tecnológicas que ajudam o produtor a melhorar seus índices zootécnicos, reduzir custos, elevar a qualidade e a segurança alimentar de seu produto. “Participamos da AveSui desde a sua criação. A feira é uma excelente oportunidade de encontrar clientes, fornecedores e membros da comunidade técnico científica. Nossa participação nos seminários também é muito forte”, afirma Dirceu Talamini, chefe-geral da Embrapa Suínos e Aves. “Ao reunir, num único local, uma feira de negócios e os seminários conjunturais e técnicos, a AveSui configura-se como um evento extrema importância para a disseminação e a adoção de novas tecnologias nos segmentos de suínos e aves”, completa.