Embrapa Suínos e Aves faz 24,7 mil testes de Covid-19 em 2020
Apenas em dezembro, foram 729 amostras processadas
A Embrapa Suínos e Aves de Concórdia encerrou o ano de 2020 com a realização de 24.702 testes moleculares de Covid-19. Apenas em dezembro, foram 729 amostras processadas. O trabalho em apoio ao Ministério da Saúde e ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-SC) para os diagnósticos da região oeste e extremo oeste de Santa Catarina, num total de 118 municípios, teve início há sete meses, em maio.
Os testes são realizados no laboratório NB3, de alta biossegurança, do Complexo de Sanidade e Genética Animal do centro de pesquisa. A estrutura está em operação desde 2014 e apoia o desenvolvimento e validação de técnicas de diagnóstico, bem como isolamento, caracterização, controle e prevenção de microrganismos infecciosos de interesse das cadeias suinícola e avícola. Também são utilizadas as salas de PCR e lavagem de materiais.
A equipe que atua nos testes é formada por 15 profissionais de virologia, imunologia, genética, bacteriologia, patologia e biologia, além de técnicos de laboratório. Também foi contratado um profissional pelo Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) para auxiliar nas atividades. O trabalho é realizado em duas equipes: uma se concentra na extração de RNA das amostras recebidas e a outra trabalha com o RT-PCR, em tempo real, para a detecção do genoma do vírus.
Segundo Janice Zanella, chefe-geral da Embrapa Suínos e Aves, recentemente começaram a ser feitos testes de Covid-19 para o SC Transplantes (central de transplantes de órgãos da Secretaria de Saúde de Santa Catarina). Ainda, foram capacitados dez profissionais dos laboratórios regionais do Lacen de Joaçaba e de Chapecó.
A Embrapa também continua recebendo doações em dinheiro e de insumos, além de firmar convênios como, por exemplo, com a Engie Brasil – Hidrelétrica de Machadinho e de Itá e com a prefeitura de Concórdia. As doações em dinheiro são recebidas por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento (Faped). Todo o valor arrecadado é utilizado exclusivamente em ações de combate à Covid-19 conduzidas pela Embrapa. As informações para os interessados em doar estão no site embrapa.br/suínos-e-aves.
Assuntos do Momento

Abatedouro móvel é solução para reduzir abates clandestinos e impulsionar pequenos negócios
País tem 6 abatedouros móveis em funcionamento; normativa federal específica impede maior disseminação da tecnologia


Avicultores da Republica Dominicana sofrem com alta dos insumos
Em um ano os preços do milho e da soja aumentaram 41,4% e 40,8%, respectivamente

Milho e soja começam o ano com altas pelo país, aponta Cepea
O bom ritmo das exportações em dezembro e os preços elevados nos portos impulsionaram as cotações

Preços do frango caem e dos insumos sobem, aponta Cepea
De acordo com analistas, janeiro vem se caracterizando como um mês desfavorável ao avicultor

Um basta na especulação - por Ricardo Santin
Em plena crise pandêmica, com perda do poder de compra da população, quem produz proteína animal se depara com altas de até 80% nos preços do milho e de 50% no farelo de soja

Aurora investe R$ 19 mi no conforto dos trabalhadores do frigorífico de aves de Erechim
Os investimentos estão concentrados em novo restaurante industrial, áreas de descanso e de apoio