Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Pesquisa e Desenvolvimento

Empresa australiana desenvolve método de eutanásia humanizada para poedeiras à base de nitrogênio

Empresa usou sua experiência em separação de gás para desenvolver um sistema único baseado em nitrogênio para sacrificar poedeiras improdutivas

Empresa australiana desenvolve método de eutanásia humanizada para poedeiras à base de nitrogênio

Uma empresa australiana, especialista em separação de gás , colocou sua experiência em uso humano com o lançamento de um sistema único à base de nitrogênio que dá às aves de postura uma saída sem problemas no final da vida.

O abate de poedeiras improdutivas de maneira humana e descomplicada continua sendo um desafio para os avicultores, especialmente com planteis muito grandes. 

O método comumente preferido, gaseamento com dióxido de carbono, permanece controverso, pois foi demonstrado que causa angústia para as aves. O novo equipamento patenteado pela empresa oferece a solução ideal, conduzindo as aves com cuidado para um ambiente de nitrogênio controlado, no qual o nitrogênio é injetado. As aves são gradualmente postas para dormir em dois a três minutos e em nenhum momento recuperam a consciência ou sentem angústia.

Métodos semelhantes usando nitrogênio foram testados anteriormente; no entanto, o sistema fechado garante nenhum risco para o operador e nenhum risco de que as aves possam recuperar a consciência ou lutar contra o procedimento.

O equipamento pode ser montado em um sistema portátil se desejado, permitindo facilidade de transporte, e modelos grandes e pequenos podem ser personalizados de acordo com os requisitos do cliente. Além disso, a aplicação não se restringe a aves e pode ser usada com sucesso para outros pequenos animais, como coelhos de criação comercial.