Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Encontro de Avicultores em Bastos

Rodada técnica durante a 44a. Festa do Ovo de Bastos contou com 380 participantes e teve como tema central as medidas de controle da Laringotraqueíte.

Redação AI 21/07/2003 – Na última sexta-feira (18), Bastos (SP) sediou o 29o.  Encontro de Avicultores do Estado de São Paulo e a 26a. Jornada Técnica. Os eventos foram realizados em paralelo à 44a. Festa do Ovo, tradicional evento do município e que integra as comemorações do anivesário da cidade.

O Encontro dos Avicultores reuniu 380 pessoas no anfiteatro Governador Dr. Mário Covas e teve como tema central a Laringotraqueíte e as medidas de controle que estão sendo, e serão, tomadas pela Secretaria Estadual de Agricultura, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e pelos próprios produtores da região. Há alguns meses, a região de Bastos vem sofrendo com a infecção da doença, que é transmitida via aérea e que provoca queda na produtividade e mortalidade das galinhas.

O professor da Universidade Federal de Uberlândia, Paulo Lourenço da Silva, abriu as apresentações com a palestra Desinfetantes e desinfecção uso e aplicações corretas. Lourenço explicou a importância da boa sanitização e desinfecção da granja e ressaltou a práticas das medidas de biossegurança como grandes aliadas no controle e prevenção de enfermidades. Logo em seguida, o professor da Universidade do Chile, Hector Hidalgo, falou sobre a contaminação, os sintomas e quais medidas devem ser tomadas em casos de surtos da doença, apresentando o exemplo recente de granjas chilenas que foram acometidas pela Laringotraqueíte.

O ponto alto ficou por conta do painel Relato e incidência da Laringotraqueíte em Bastos, que contou com a participação de Yasuhiko Yamanaka, secretário executivo do Sindicato Rural de Bastos, Egon Vieira da Silva, gerente do Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA), Fernando Gomes Buchala, gerente do Programa Estadual de Sanidade Avícola do Mapa, Masaio Mizuno Ishizuka, coordenadora do Comitê Estadual de Sanidade Avícola de São Paulo e professora da Faculdade de Medicina Veterinária da USP e de Rui Vargas, chefe do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa).

O debate foi inflamado, pois Fernando Gomes Buchala revelou os números do levantamento feito pela Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, revelando a quantidade de granjas e de aves alojadas em toda a região produtiva de Bastos. “Hoje, existem, só em Bastos, 13,4 milhões de aves em produção”, disse. “Para combater a Laringotraqueíte, a Secretaria do Mapa em São Paulo identificou nove municípios com o problema e com alto risco de contaminação, totalizando 130 propriedades”. A partir deste levantamento, a secretaria paulista está propondo a vacinação das aves em cria e recria, uma dose de vacina viva nas aves de idade entre 1 e 150 dias e outra dose de vacina recombinante para as galinhas acima de 150 dias de idade.

Acompanhe outras informações e as entrevistas realizadas no Encontro de Bastos neste site e na próxima edição da Revista Avicultura Industrial.