Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Encontro Técnico Apoesp reuniu 310 avicultores

"A grande audiência mostra que saímos fortalecidos porque não tivemos o congresso de ovos da Associção Paulista de Avicultura (APA) e não vamos ter nenhuma feira de negócios do setor avícola este ano", diz Donine, presidente da Apoesp.

Redação AI/Guararapes (SP) 25/05/01 07:25 – Cerca de 310 pessoas prestigiaram ontem o 2o. EncontroTécnico Apoesp (Associação dos Produtores de Ovos do Estado de São Paulo), evento bienal realizado em Guararapes, região noroeste do Estado de São Paulo, há 23 quilômetros de Araçatuba.

Com o apoio de 18 patrocinadores, de todos os setores empresarias da avicultura (laboratórios, avozeiros, empresas de nutrição etc.), o evento não só ofereceu entrada franca como distribuiu a todos os produtores, também de forma gratuita, seus anais, editado com resumos de todas as palestras do dia.

“Foi essa a maneira que encontramos de democratizar a informação necessária para o avicultor, o técnico da granja, ter acesso a novos conceitos que propiciem a eles maior produtividade e melhores negócios”, diz o presidente da Apoesp, Edmir Donine.

Para Donine a força do encontro foi maior este ano, dada a verificada carência no calendário de eventos técnicos dirigidos ao setor de postura. “A grande audiência mostra que saímos fortalecidos porque não tivemos o congresso de ovos da Associção Paulista de Avicultura (APA) e não vamos ter nenhuma feira de negócios do setor avícola este ano”.

Donine parece ter razão. Prova disso é que o encontro da Apoesp recebeu avicultores de Goiás, como Altino Loyola, ex-presidente da Associação Goiana de Avicultura, contou também com a presença de uma delegação do Paraná, capitaneada pela Globoaves Agropecuária Ltda., e outra de Minas Gerais, liderada pelo presidente da Paraibuna Embalagens, Heitor Luiz Villela.

Há cerca de 120 quilômetros de Bastos (SP), Guararapes conta com 18 granjas de postura. A região de Araçatuba, a qual o município de pertence, aloja cerca de 3 milhões de poedeiras, sendo uma das maiores produtores de ovos do Estado.

Os custos de produção nessa região giram em torno de R$ 19,00 a caixa de 30 dúzias. “O primeiro trimestre foi apenas razoável em termos de remuneração”, diz Donine, produtor de ovos há 30 anos, e proprietário de uma granja com 150 mil poedeiras. “Mas desde abril estamos sendo mais bem remunerados, recebendo R$25,00 pela caixa, posto granja”, completa.