Entenda por que a Colistina é um dos antibióticos mais utilizados na avicultura e suinocultura
Redação (29/01/2008)- Colistina é um antibiótico peptídico obtido através de cultivos do Bacillus polymyxa var. colistinus. Sua constituição química é bastante conhecida. Muitos antibióticos peptídicos são eficazes contra organismos Gram-positivos, e a Colistina é ativa contra organismos Gram-negativos, promovendo o crescimento e sendo eficiente na profilaxia e no tratamento de diarréias bacterianas dos animais domésticos.
- Colistina tem uma potente ação antibacteriana contra vários organismos Gram negativos.
- É especialmente efetivo contra E. coli, Salmonella sp. e Pseudomonas sp.
- Possui ação bactericida, atua na membrana celular. Inibe a síntese protéica e altera apermeabilidade seletiva, principal função da mebrana celular
- Não mostra problemas com resistências bacterianas. "In vivo", não induz a resistência bacteriana transmitida pelo fator R.
- Apresenta sinergismo quando usado em combinação com outros antibióticos. É especialmente efetiva quando administrada em combinação com antibióticos ativos contra organismos Gram-positivos.
- É um antibiótico que apresenta excelente estabilidade.
- Colistina dificilmente é absorvida pelo trato intestinal, não deixando resíduos nos produtos animais.
- Não é tóxica nas dosagens recomendadas.
- Não é carcinogênica, mutagênica, teratogênica.
- Diminui a produção de ácido lático pelas bactérias, diminuindo o peristaltismo intestinal, favorecendo a absorção de nutrientes.
- Diminui o metabolismo de aminoácidos pelas bactérias, provocando redução na liberação de aminas e amônia.
(Para mais informações, acesse www.uniquimica.com/colistina)
Assuntos do Momento

Abatedouro móvel é solução para reduzir abates clandestinos e impulsionar pequenos negócios
País tem 6 abatedouros móveis em funcionamento; normativa federal específica impede maior disseminação da tecnologia

Milho e soja começam o ano com altas pelo país, aponta Cepea
O bom ritmo das exportações em dezembro e os preços elevados nos portos impulsionaram as cotações


Avicultores da Republica Dominicana sofrem com alta dos insumos
Em um ano os preços do milho e da soja aumentaram 41,4% e 40,8%, respectivamente

Preços do frango caem e dos insumos sobem, aponta Cepea
De acordo com analistas, janeiro vem se caracterizando como um mês desfavorável ao avicultor

Aurora investe R$ 19 mi no conforto dos trabalhadores do frigorífico de aves de Erechim
Os investimentos estão concentrados em novo restaurante industrial, áreas de descanso e de apoio

Um basta na especulação - por Ricardo Santin
Em plena crise pandêmica, com perda do poder de compra da população, quem produz proteína animal se depara com altas de até 80% nos preços do milho e de 50% no farelo de soja