Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Embrapa

Entendendo as medidas para a produção de ovos saudáveis

Adoção dos cuidados de biosseguridade no setor de produção visa minimizar riscos à saúde das aves, por meio de ações basicamente preventivas à introdução de patógenos nos planteis

Entendendo as medidas para a produção de ovos saudáveis

OvosA produção de ovos de qualidade está fortemente relacionada à adoção de medidas de biosseguridade. Compreender os processos que permitirão a obtenção de um produto seguro é essencial não apenas para a saúde coletiva, como também para certificar a competitividade da produção.

O ovo é especialmente interessante sob muitos aspectos. É um alimento nutritivo, disponível em “embalagem individual e biodegradável” (a própria casca), de fácil preparo e pode ser consumido de muitas maneiras. Uma fonte nutricional desta magnitude tem que ser valorizada!

No cálculo do custo benefício de uma produção de ovos deve estar incluída a condição de inocuidade à saúde dos consumidores, que representa o maior dos ganhos frente aos investimentos realizados.

A segurança alimentar inicia na qualidade de saúde das aves. Galinhas criadas em regime controlado de biosseguridade estão menos sujeitadas a serem contaminadas por agentes patogênicos, presentes no ambiente em que são produzidas. Em geral, o ovo comercial é livre de patógenos, no entanto é preciso estar atento para as formas de contaminação que podem ocorrer.

Leia o estudo completo e na íntegra clicando aqui.

.