Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

OIE

Entre 10 e 30 julho três novos surtos IAAP foram reportados no mundo

Somente no período quase 40 mil aves foram consideradas como perdas

Entre 10 e 30 julho três novos surtos IAAP foram reportados no mundo

De acordo com o relatório divulgado pela Organização Mundial para Saúde Animal (OIE), durante o período de 10 a 30 de julho, um total de 39.161 animais foram notificados como perdas na África e na Ásia nos surtos atuais e novos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP).

Nesse período, três novos surtos foram notificados em aves domésticas, nas Filipinas e na África do Sul. O total de surtos de HPAI em andamento no mundo é de 56. Sendo 20 na África, 1 na Euroap e 34 na Ásia.

Não foram notificados novos surtos em aves selvagens no período. O total de surtos de IAAP em andamento nessas populações de aves é de 25, sendo 10 na África e 15 na Ásia.

Dois novos surtos foram relatados em aves domésticas pela África do Sul do sorotipo H5N8. Os surtos contínuos ainda estão presentes na África do Sul e na Nigéria em aves domésticas (H5N6 e H5N8) e na África do Sul em aves selvagens (H5N8).

No continente americano não foram relatados novos surtos em aves comerciais ou pássaros durante o período. Porém um surto em andamento ainda está presente nos Estados Unidos da América em aves domésticas (H7N3) desde abril de 2020.

Já na Ásia, as Filipinas, relataram um novo surto do sorotipo H5N6 em aves domésticas. Os surtos em curso ainda estão presentes no Afeganistão, China, Taipé, Índia, Coréia do Norte, Filipinas e Vietnã em aves domésticas (subtipos H5, H5N1, H5N5, H5N6 e H7N9). Afeganistão, China, e Índia possuem surtos em andamento em aves servagens (H5, H5N1, H5N6 e H7N9).

A Europa possui apenas um surto em andamento na Bulgária em aves de capoeira do sorotipo H5N8.