Entre 19 de maio a 08 de junho foram reportados 26 novos casos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade
Segundo a OIE o número de novos eventos permanece baixo globalmente e poucos surtos continuam a ser relatados em eventos em andamento
De acordo com os dados divulgados pela Organização Mundial para Saúde Animal (OIE), no dia 14 de junho, durante o período de 19 de maio a 08 de junho de 2022, um total de 26 novos surtos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade foram relatados em aves comerciais por 05 países. Sendo eles Hungria, Iraque, Eslováquia, Reino Unido e Estados Unidos da América.Na maioria dos países o sorotipo reportado foi o H5N1, porém no Iraque foi encontrado o sorotipo H5N8.
Segundo o relatório a atual temporada de epidemias de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade continua com menos surtos sendo relatados em aves comerciais e aves selvagens principalmente na Europa, e também na Américas e na Ásia durante as 3 semanas cobertas pelo relatório. O subtipo predominante observado na atual temporada epidêmica é o subtipo H5N1.
Segundo a organização o número de novos eventos permanece baixo globalmente e poucos surtos continuam a ser relatados em eventos em andamento, o que é consistente com a conhecida sazonalidade global da doença.
No relatório anterior não haviam sidos reportados novos eventos em aves selvagens. No entanto, o novo relatório aponta que no período de 19 de maio a 08 de junho um total de 25 surtos em não aves foram relatados por 7 países (Bélgica, Finlândia, Alemanha, Holanda, Polônia, Rússia, Estados Unidos da América)
Organização Mundial de Saúde Animal recomenda que os países mantenham seus esforços de vigilância, as medidas de biossegurança em nível de granja e continuem notificando oportunamente os surtos de gripe aviária em espécies avícolas e não avícolas. A organização enfatiza que a alta qualidade das informações é fundamental para apoiar a detecção precoce e a resposta rápida a possíveis ameaças à saúde animal e pública.
Assuntos do Momento

Poder de compra do avicultor de corte recua em junho
A menor demanda interna pela carne de frango, devido à renda limitada da população, sobretudo no início deste mês, pressionou o valor médio do animal vivo

Frango pode ser a carne mais consumida do mundo até 2030
Segundo o estudo, o consumo geral de carnes subirá 14% nos próximos oito anos, tendo destaque para o frango

Caem as avaliações de qualidade de milho e soja dos EUA devido a clima quente
As classificações caíram dois pontos percentuais em relação a uma semana atrás

Milho, soja e trigo despencam na Bolsa de Chicago e causam preocupações econômicas
A soja atingiu seu menor patamar desde 11 de maio e o milho atingiu seu nível mais baixo desde 6 de junho
Soja e milho dos EUA sobem na Bolsa de Chicago com recompra de posições; trigo recua
Na bolsa de Chicago, a soja para julho fechou em alta de 17,50 centavos de dólar a 16,1075 dólares o bushel
China diminui importação de soja do Brasil e aumenta dos Estados Unidos em maio
As importações da oleaginosa dos Estados Unidos alcançaram 16,77 milhões de toneladas de janeiro a maio