Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Enzimas ajudam no combate à cama úmida

Econase XT, da AB Vista, pode ser altamente eficaz na redução dos problemas.

Cama úmida é um problema que pode afetar todas as produções de aves, de diferentes países, gerando diversos problemas, como  pododermatite e pústulas nos peitos. Ainda podem existir perdas financeiras significativas com a redução da qualidade final do produto, aumento dos níveis de infecção entre as aves e menores taxas de crescimento. Para tanto, há uma maior atenção na supressão destes problemas e na condição do bem estar animal.
 
O desafio para os produtores de aves sobre a qualidade da cama é uma questão multifatorial, sendo um trabalho conjunto de gestão, construção, ventilação e nutrição das aves, e qualquer um destes itens pode afetar o resultado final. Pequenas mudanças e atenção aos detalhes em uma série de áreas em conjunto pode resultar em melhorias significativas. Uma tal área a ser considerada é a utilização de enzimas.
 
Em regiões onde a ave tem dietas à base de trigo e outros cereais de inverno, o uso de produtos à base de xilanase tornou-se uma prática generalizada., Os polissacarídeos não amiláceos (NSPs) são responsáveis pelo aumento da viscosidade da digesta e, assim, aumentam a retenção de água dentro do lúmen intestinal- e um conseqüente aumento no volume de água excretada. Nesse caso, a enzima xilanase Econase XT, é altamente eficaz na redução destes problemas para os produtores.
 
Maiores reduções surgem a partir do aumento do nível de digestibilidade da proteína, e uma subsequente redução da excreção de proteína, obtida após a aplicação do Econase XT . Com isso, há uma redução visível e consistente dos problemas nos aviários. 
 
“Com Econase XT, houve uma melhora na qualidade da cama de frangos de corte alimentados a base de trigo. Econase diminuiu significativamente a viscosidade da digesta e melhorou a taxa de conversão alimentar”, revela Saint Clair Martins, Gerente de Marketing das Américas.
 
O uso de fitase no problema da cama molhada
 
Embora os efeitos da xilanase na cama molhada têm sido bem compreendido por um número de anos, os ensaios científicos recentes e ensaios de campo executado em fazendas de frangos têm destacado o papel positivo que a adição de fitase pode desempenhar nesta área. Embora fitases não são tipicamente consideradas em relação à qualidade da cama, se nota uma melhora quando a superdosagem de Quantum Blue é empregada.
Como mencionado anteriormente, a causa da umidade é multifatorial, como um desequilíbrio de minerais e uma falta de digestão de proteínas, levando ao aumento da ingestão de água e problemas de saúde intestinal, contribuindo para a má qualidade da cama. Minerais e proteínas podem ser ligados ao fitato encontrado na alimentação, o que os torna indisponível para a digestão.
 
Ao quebrar o fitato com o uso do conceito de superdosagem de Quantum Blue, há uma eliminação de seus efeitos antinutricionais e um aumento de absorção de proteínas e minerais, subsequentemente, a melhoria da qualidade da cama.
 
“O uso dos dois produtos da AB Vista gera ganhos ao produtor, com aves saudáveis e com qualidade para um abate melhor. Com isso, todo o dinheiro investido na criação volta com o plantel forte e propicio para mais criações”, completa Saint Clair Martins Filho.
 
Para mais informações, visite www.abvista.com