Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comemoração

Equador celebra o Dia Nacional do Ovo

Estima-se que o consumo per capita no Equador em 2020 foi de 196 ovos por pessoa

Equador celebra o Dia Nacional do Ovo

 Toda terceira sexta-feira de março, o Equador comemora o Dia Nacional do Ovo, data fixada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAG) para destacar os benefícios desta proteína de alto valor nutritivo e o trabalho dos avicultores .

No Equador, são produzidos cerca de 10 milhões de ovos por dia, produto que por seu baixo custo está à disposição de todos os consumidores.

Devido ao seu valor nutricional, a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) a considera como a proteína da mais alta qualidade, além de possuir os aminoácidos essenciais, além das vitaminas A, B2, B12, D, E, fósforo , selênio, ferro, iodo e zinco.

É por essa importância que, por meio do Acordo Ministerial 005, emitido em 2019, o MAG instituiu o Dia Nacional do Ovo na terceira sexta-feira de cada março.

A produção dessa proteína concentra-se em Tungurahua, com 45%; seguido por Cotopaxi com 21%; Manabí 15% e Pichincha 14%.

Estima-se que o consumo per capita no Equador em 2020 era de 196 ovos por pessoa por ano, e nota-se que naquele ano o país tinha uma média semanal de 12,7 milhões de poedeiras.

A partir do MAG, são estabelecidas políticas públicas claras para o desenvolvimento da cadeia avícola, que produz proteína animal de grande valor nutricional e que, devido aos seus custos, é acessível aos consumidores.