Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Espanha tem maior custo de produção de frango na União Europeia

O principal custo de produção é a alimentação animal, responsável por 65,8% dos custos totais no caso da Espanha.

Espanha tem maior custo de produção de frango na União Europeia

A Espanha é um dos países da UE com os custos mais altos na produção de frango, apesar de ficar atrás da França, Reino Unido e Itália. O custo total da produção de um quilo de peso vivo de frango na Espanha seria de 82,2 centavos (Dólar).

O principal custo de produção é a alimentação animal, responsável por 65,8% dos custos totais no caso da Espanha. É também o país em que os custos com alimentos são os mais altos dentro dos custos totais.

A nível da UE, os custos totais de produção situariam-se entre 78 e 87 centavos de dólar por kg de peso vivo (com uma média de 82,5 centavos), enquanto fora da UE, nos principais produtores de carne de frango, os custos variam entre 63 e 75 centavos (Brasil e Rússia, respectivamente).

As margens da atividade de produção de carne de frango na Espanha (considerando apenas os custos de alimentação) são margens positivas, embora com grandes variações sazonais. A média dos últimos cinco anos estaria na margem de 32,2 euros por cada 100 kg de carne de frango produzida.

Esses dados provêm de uma análise realizada pelas aves OTE, realizada pelo Ministério da Agricultura (estudos semelhantes foram realizados para o restante dos setores agrícolas), a fim de obter uma imagem detalhada da situação de cada setor para poder elaborar o Plano Estratégico Nacional.

O total de granjas de aves registradas no REGA é de 11.468, mas apenas 41,32% têm a exploração de aves como principal atividade de seus proprietários (4.739 granjas com Orientação Técnica para Aves)