Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Espanhóis e catarinenses devem formar parceria para produzir frango ecológico no Brasil

As aves devem ser criadas soltas em grandes espaços, ter alimentação composta apenas de cereais para obter o dobro do peso dos tradicionais frangos destinados à indústria.

Redação AI 28/06/2001 11:37 – Um intercâmbio de tecnologia na criação de frangos ecológicos originará acordo de parceria entre a Organização das Cooperativas de Santa Catarina (Ocesc) e a Cooperativa Central Ourense (Coren), da Galícia, na Espanha. Entendimentos nesse sentido foram estabelecidos pelos presidentes da Ocesc, Luiz Temp, e da Coren, José Gonzales Fernandes, durante a 24 Feira Internacional da Galícia.

A Coren, maior cooperativa da Galícia – região Norte da Espanha – é líder do mercado na área de carnes e laticínios. A cooperativa desenvolve um programa de criação de aves ecológicas com o objetivo de conquistar um faixa importante do mercado europeu, nesta nova demanda que se expande, especialmente nas camadas mais qualificadas e com maior poder aquisitivo. O presidente da Organização das Cooperativas de SC convidou representantes da Coren para visitar o Estado e conhecer o sistema de produção atual e propor parceria para a criação de aves ecológicas no Brasil.

A resposta foi positiva e os galegos pretendem organizar visita a Santa Catarina. Eles pretendem oferecer a oportunidade para que técnicos e dirigentes das cooperativas catarinenses também estejam na Galícia para ver como estao desenvolvendo o projeto, que já consideram vitorioso.

O cooperativista espanhol disse ao presidente da Ocesc que devem ser conjugado trabalhos manuais e higiene redobrada desde o nascimento dos pintos nas granjas. Os aspectos mais importantes destacados pelo cooperativista são: manter água disponível a todo momento, controle de qualidade microbiológica da água bebida, iluminação baixa, temperatura constante e adequada à idade dos frangos, ventilação para renovação do ar, baixa umidade ambiental e manter a cama em bom estado.

Para obter um produto que responda às características essenciais de qualidade e sabor em condições selecionadas, com crescimento lento e boa qualidade de carnes, deverá ainda a ave ser criada solta em grandes espaços, ter alimentação composta apenas de cereais, obtendo assim uma ave com o dobro do peso das tradicionais destinadas à indústria. A cooperativa Coren fica em Ourense, na região da Galícia, e reúne 14 cooperativas singulares.