Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Eventos e Cursos

Especialista russo debate estratégias do agronegócio internacional no Fórum de Agricultura da América do Sul

O 2º Fórum de Agricultura da América do Sul (Agricultural Outlook Forum South America) terá a presença de um dos maiores especialistas do agronegócio mundial.

O 2º Fórum de Agricultura da América do Sul (Agricultural Outlook Forum South America) terá a presença de um dos maiores especialistas do agronegócio mundial, o diretor de pesquisa de mercado do Instituto da Rússia para Estudos do Mercado Agrícola (Ikar), Dmitry Rylko. O russo apresenta, no primeiro dia do fórum, o painel “Cereais de Inverno – Oportunidades regionais em um mercado globalizado”.

Segundo o gerente do Agronegócio Gazeta do Povo (responsável pelo evento), Giovani Ferreira, a Rússia e os países do Leste Europeu são grandes produtores globais de cereais de inverno e têm forte correlação com o mercado da América do Sul. “O Brasil, especificamente, é muito dependente do trigo importado. Produzimos apenas 60% do volume necessário para suprir a nossa demanda interna”, destaca Ferreira. Além disso, as oscilações da produção da região do leste Europeu influenciam diretamente os preços no mercado internacional, não só do trigo, mas também do milho e, por consequência, da soja.

Além desta influência, cresceu a participação do leste da Europa no mercado mundial de carnes. O Brasil exportou 20,9 mil toneladas de carne de frango para a Rússia em setembro desse ano (aumento de 91% em relação ao mesmo mês de 2013), o que gerou receita de US$ 51,7 milhões (+226,8%), segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). “Os embarques para a Rússia devem superar 30 mil toneladas mensais em outubro, colocando o país entre os cinco maiores importadores da carne de frango brasileira, tendência que deve perdurar em 2015”, diz o vice-presidente de aves da ABPA, Ricardo Santin.

O Fórum de Agricultura da América do Sul terá também a participação de palestrantes dos Estados Unidos, México e da América do Sul, representantes da Organização Mundial do Comércio (OMC), do Banco Mundial, da AgResource, uma das maiores empresas de informação de mercado dos Estados Unidos, além de técnicos e pesquisadores da América Latina. O evento acontece nos dias 27 e 28 de novembro, em Foz do Iguaçu (PR) e debate o agronegócio mundial a partir da realidade dos países sul-americanos – produtores de mais da metade da soja do mundo. As inscrições podem ser feitas até 24 de novembro pelo site www.agrooutlook.com.

Serviço
2º Fórum de Agricultura da América do Sul
Data: 27 e 28 de novembro de 2014
Local: Hotel Bourbon Cataratas Convention e Spa Resort
Rodovia das Cataratas, KM 2,5, Foz do Iguaçu-PR
Inscrições e mais informações: www.agrooutlook.com

Sobre o Fórum de Agricultura da América do Sul
O 2º Fórum de Agricultura da América do Sul é uma realização do Agronegócio Gazeta do Povo (AgroGP), plataforma de conteúdo do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom), sediado em Curitiba, no Paraná, Região Sul do Brasil. Focado em soluções de mídia e comunicação para a promoção do setor, da América do Sul à América do Norte, Ásia, África e Europa, o AgroGP se apresenta como como um dos elos da cadeia produtiva do agronegócio, essencial ao desenvolvimento sustentável e ordenado da atividade.

O projeto piloto do Fórum foi realizado em 2013, fruto de uma aliança estratégica entre o AgroGP e o Conselho Agropecuário do Sul (CAS) – conselho de ministros que reúne os ministérios da Agricultura de seis países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. Agora, com o tema “Inovação e Sustentabilidade no Campo”, a edição 2014 amplia o debate e passa a discutir a América do Sul enquanto bloco. O objetivo é fortalecer o posicionamento da região como o grande player do lado da oferta, com potencial e segurança para abastecer a crescente demanda mundial por alimentos e energia.