Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

Especialistas falarão para avicultores e suinocultores na Favesu

As palestras e atividades têm como objetivo qualificar os produtores de ovos, frangos e suínos e levar conhecimento sobre o que há de mais novo em produtos, tecnologias e formas de produção.

MBAgro – 15/03/2011. Retratos executivos. Foto: Leonardo Rodrigues
MBAgro – 15/03/2011. Retratos executivos. Foto: Leonardo Rodrigues

Nos próximos dias 11 e 12 (quinta e sexta-feira), especialistas de renome nacional estarão presentes na 3ª Feira de Avicultura e Suinocultura Capixaba (Favesu), que será realizada em Venda Nova do Imigrante, Região Serrana do Espírito Santo. 

As palestras e atividades têm como objetivo qualificar os produtores de ovos, frangos e suínos e levar conhecimento sobre o que há de mais novo em produtos, tecnologias e formas de produção. A palestra âncora será realizada no dia 12, às 17h, e terá como tema: “Análise dos Mercados de Grãos e Proteínas, Frente ao Cenário Econômico Atual”. 

O convidado é o engenheiro agrônomo e Doutor em Economia Aplicada pela ESALQ/USP, Alexandre Mendonça de Barros (foto), que também é sócio-consultor da MB Agro. A palestra abrangerá alguns dos principais indicadores estratégicos atuais como: dados acerca de milho, soja, ovo, carne de frango e suínos; tendências no mercado mundial; fatores que podem influenciar na produção; tendências de preços; além da influência da situação econômica brasileira atual junto aos mercados de insumos e produtos.

Assunto bastante discutido atualmente no Brasil, o sistema de integração também será abordado durante a 3ª Favesu, na palestra: “Sistema de Produção Integrada – Caso de Sucesso de Santa Catarina”, ministrada pelo Dr. Airton Spies, secretário de estado adjunto da Secretaria da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina. 

A palestra será realizada às 13h do dia 12 de junho. Airton Spies é Doutor em Economia dos Recursos Naturais e Mestre em Ciências Agrícolas. Ele tem graduações como engenheiro agrônomo e administrador de empresas. Também é formado como técnico agrícola.

Qualificações para suinocultores
Visando a qualificação suinocultores capixabas, a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), em parceria com a Associação de Suinocultores do Espírito Santo (ASES) e com o apoio do Sebrae, traz para a 3ª Favesu o “Fórum de Bem-Estar na Suinocultura”. 

Será uma ação inédita que prevê discussão em torno das boas práticas agropecuárias, chamando a atenção para a importância de desenvolver planejamentos sustentáveis e economicamente viáveis, ampliando as discussões e favorecendo o surgimento de um posicionamento comum do produtor em relação a estas demandas sociais. 

O Fórum acontece no dia 11 de junho (quinta-feira), a partir da 9h30, sendo destinado a produtores e associados, gerentes de granjas e chefes de setor, e está dividido entre os temas: Bem-Estar Animal: A Suinocultura Atenta ao Futuro; Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura e Pontos Críticos do Sistema de Produção de Suínos: Novos Conceitos para Produzir Mais.

A Favesu é realizada pela Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (Aves) e Associação de Suinocultores do Espírito Santo (Ases), e conta com apoio de diversos parceiros. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site oficial do evento: www.favesu.com.br.

Serviço:
Quando: dias 11 e 12 de junho
Onde: Centro de Eventos Padre Cleto Caliman (Polentão), Sede de Venda Nova do Imigrante-ES
Informações: (27) 3288-1182/2748
Inscrições: www.favesu.com.br
Entrada: gratuita

Programação
 
Dia 11 de junho (quinta-feira)
 
Qualificaves Frango de Corte
09h30 – Recepção
10h – Situação da Influenza Aviária no Mundo (Ariel Mendes – Diretor Técnico da ABPA)
11h – Registro de Granjas no Estado de Santa Catarina (Priscila Maciel – Coordenadora Estadual do Programa de Sanidade Avícola da CIDASC)
12h – Almoço

Qualificaves Postura Comercial
09h30 – Recepção
10h – Situação da Influenza Aviária no Mundo (Ariel Mendes – Diretor Técnico da ABPA)
11h – Registro de Granjas no Estado de Santa Catarina (Priscila Maciel – Coordenadora Estadual do Programa de Sanidade Avícola da CIDASC)
12h – Almoço
13h – Qualidade de Ovos no Mundo (Alexandre da Silva Sechinato Gerente Categoria Brasil – Vitaminas e Minerais da DSM)

Qualificases
09h30 – Recepção
09h40 – Bem-Estar Animal: A Suinocultura atenta ao Futuro (Iuri Pinheiro –            médico veterinário e consultor da Integrall Soluções em Produção Animal)
10h30 – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (Marcelo Lopes -Presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos)
11h – Almoço
12h – Pontos Críticos do Sistema de Produção de Suínos: Novos Conceitos para Produzir Mais (Roniê Pinheiro – médico veterinário, consultor da Integrall Soluções em Produção Animal)

14h às 22h – Visitação à Feira

Reunião da conjuntura da avicultura e da suinocultura
15h30 às 15h50 – Situação do Abastecimento Nacional de Milho e Soja – CONAB
15h50 às 14h10 – Situação da Avicultura de Corte – ABPA
16h10 às 16h30 – Situação da Avicultura de Postura Comercial – Instituto Ovos Brasil
16h30 às 16h50 – Situação da Suinocultura – ABCS
16h50 – Debate e encerramento
18h – Solenidade de abertura oficial da 3ª Favesu 

Dia 12 de junho (sexta-feira)

Espaço Gourmet
Vitrine da Carne – Daniel Furtado
Aula Show Gastronômica – Chef Gilson Surrage
 
13h – Vitrine da Carne – Cortes especiais de carne suína
13h30 – Aula show gastronômica – Pratos à base de carne suína
14h – Vitrine da Carne – Cortes especiais de carne de frango
14h30 – Aula show gastronômica – Pratos à base de frango
15h -Aula show gastronômica – Pratos à base de ovos

14h às 22h – Visitação à Feira

13h – Sistema de Produção Integrada: Caso de Sucesso em Santa Catarina (Dr. Airton Spies – secretário de Estado Adjunto da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina)

Rodada de Crédito
15h – Recepção
15h15 – Gestão financeira no Agronegócio – Sebrae
16h – Linhas de crédito do Banco do Brasil
16h10 – Linhas de crédito do Bandes
16h20 – Linhas de crédito do Banestes
16h30 – Linhas de crédito do SICOOB

17h – Palestra âncora
Análise dos Mercados de Grãos e Proteínas Frente ao Cenário Econômico Atual (Dr. Alexandre Mendonça de Barros – Doutor em economia, engenheiro agrônomo e sócio-consultor da MB Agro)

Espaço Gourmet
18h – Vitrine da Carne – Cortes especiais de carne suína
18h30 – Aula show gastronômica – Pratos à base de carne suína
19h – Vitrine da Carne – Cortes especiais de carne de frango
19h30 – Aula show gastronômica – Pratos à base de frango
20h – Aula show gastronômica – Pratos à base de ovos