Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Estudo

Estratégias de tratamento com Gamaxine® e Uniwall® MOS 25 em matrizes de frango

Por Carlos de Oliveira, Gerente Técnico Vetanco México, e Fabrizio Matté, Coordenador Técnico Vetanco Brasil

Estratégias de tratamento com Gamaxine® e Uniwall® MOS 25 em matrizes de frango

Colibacilose é um termo geralmente utilizado para infecções causadas por E. coli em animais. Nas aves, a infecção por E. coli é considerada secundária a outros agentes e a manifestação da doença é extra intestinal. Colibacilose é uma das principais doenças da avicultura moderna, por ser a causa de grandes perdas econômicas em todo o mundo, por quadros como colisepticemia, peritonite, pneumonia, pleuropneumonia, aerossaculite, pericardite, celulite, coligranuloma, doenças crônicas respiratórias complicadas, panoftalmia, salpingite, síndrome da cabeça inchada, osteomielite, ooforite e sinovite. Uma empresa da região de Cuernavaca – México apresentava histórico de baixa produção de ovos e mortalidade elevada no período de 28 a 34 semanas de idade, em lotes de matrizes pesadas, problemas esses associados a colibacilose. Para diminuir as perdas produtivas e econômicas e auxiliar em melhorias na saúde intestinal das aves foi recomendado o uso de dois produtos, os quais são detalhados a seguir.

GAMAXINE® um produto elaborado a partir da fermentação de cultivos puros de bactérias saprófitas inativadas, que favorece o equilíbrio da microbiota intestinal proporcionando uma melhor proteção contra desafios entéricos e melhorando o desempenho produtivo das aves.

UNIWALL® MOS 25 é uma combinação única de ácidos orgânicos (acético, fórmico e propiônico com os sais formiato de amônio e propionato de amônio), parede de levedura (mananoligossacarídeos e betaglucanos) e um carrier mineral protetor, que oferece ao produto a capacidade de transporte ativo. Essa associação proporciona uma sinergia e modulação da microbiota intestinal benéfica constituída por bactérias acidófilas, suprimindo a multiplicação de bactérias patogênicas. 

Materiais e métodos

Foram utilizados dois lotes de matrizes pesadas, da linha genética Ross 308 da região de Cuernavaca, México. Todas as aves receberam a mesma alimentação e os mesmos manejos.

Os animais foram divididos em dois tratamentos de 19 mil aves cada um. O tratamento 1 (T1 – Controle) sem fornecimento de produtos, e o tratamento 2 (T2 – GXN + UMOS25), com o fornecimento dos produtos Gamaxine® e Uniwall® MOS 25, denominado T2.

As aves do tratamento 2 receberam o Gamaxine® na semana 24 de idade (0,2 ml por ave em água de bebida) com uma segunda dose aos 14 dias após a primeira dose. Essas aves também receberam Uniwall® MOS 25 na ração, na dose de 2 kg/ton, entre as semanas 25 e 34 de idade. Os parâmetros avaliados foram: peso médio, mortalidade, percentual de produção de ovos diários, percentual de ovos incubáveis e ovos sujos.

Resultado e discussão 

As aves do T2 – GXM + UMOS25 iniciaram a produção de ovos com 2,26% com 25 semanas, enquanto as aves do T1 – Controle apresentaram uma produção de apenas 0,74% na mesma semana. Sendo que o recomendado pela linha genética é de 5% de produção para essa semana.

A produção de ovos média para T2 – GXM + UMOS25 foi de 62% no período, e no T1 – controle de 39% no mesmo período. O pico de postura foi de 84,48% no T2 – GMX + UMOS25 e no T1 – controle de 67,03%, dados apresentados na Tabela 1. O pico de produção contemplado pela linha genética Ross é de 84,8%. Em números absolutos, o total de ovos produzidos (número de ovos por lote) foi de 899 mil no T2 – GMX+UMOS25 e 497 mil no T1 – controle.

Tabela 1 - Produção média de ovos (%)

O peso das aves do T2 – GMX+UMOS25 ficou melhor que o T1- Controle e próximos ao recomendado pela linha genética, levando em consideração que ambos estavam com o peso semelhante na semana 23, na entrada da fase de produção. Isso certamente, devido a uma melhor saúde e integridade intestinal, que permitiu uma melhor absorção dos nutrientes oferecidos na ração.

O indicador de mortalidade demonstra que as aves do T2 –GMX+UMOS25 sofreram menos desafios entéricos, se demonstrando mais saudáveis que o T1- Controle.

Os dados do T1 – Controle corresponderam ao histórico da empresa, ou seja, aumento da mortalidade na semana 28 de idade das aves. As aves que receberam o tratamento T2 – GMX+UMOS25 apresentaram uma mortalidade estável e controlada durante os períodos mais estressantes do pico de produção. Uma diferença de 1900 aves entre os tratamentos, isso representa 10% do lote.

Análises Laboratoriais

Para confirmar o diagnóstico presuntivo de colibacilose, concluído através das lesões de necropsias das aves, foram realizadas análises bacteriológicas e histopatológicas de intestino, fígado, baço e pâncreas, nas semanas 24 e 27 de idade. Nos resultados do primeiro exame bacteriológico, encontrou-se E. coli no pâncreas e intestino e no exame histopatológico encontrou colangite linfocítica leve relacionadas com E. coli. Na segunda amostragem, algumas aves apresentaram no exame bacteriológico a presença de Staphylococcus no baço e E. coli no pâncreas, enquanto a histopatológica revelou colangite linfocítica, peritonite linfocítica e heterofica provocada por E. coli.

Conclusão

O tratamento das aves com Gamaxine® na água de bebida e Uniwall® MOS na ração favoreceu para diminuir os quadros históricos de Colibacilose, melhorando a produção de ovos, o peso médio e diminuindo a mortalidade das aves.

Referências

BERCHIERI J, A et al. (2009): Doenças das aves. 2º Edição. FACTA. 457-471.

BARNES, H. J, GROSS, W.B. Colibacilosis. Disease of poultry Necrotic enteritis. In: B. W. Calnek (ed.) Diseases of Poultry. 10th edition. Iowa State University Press, ed. Ames. 1997. p. 131–141.