Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comentário

Estratégias para melhoria da qualidade da casca do ovo - por Juliana Batista

Melhorar a qualidade do ovo comercial passa essencialmente pela melhoria da qualidade da casca desse ovo

Image of white eggs. Perfect for anything related to healthy food, easters, eggs production and food industry in geneneral.
Image of white eggs. Perfect for anything related to healthy food, easters, eggs production and food industry in geneneral.

OvosMelhorar a qualidade do ovo comercial passa essencialmente pela melhoria da qualidade da casca desse ovo. Com uma casca mais resistente à quebra, além de obtermos aumento do percentual de ovos vendáveis, é possível elevar o tempo de prateleira do produto e refinar suas características internas, atendendo às exigências do consumidor atual.

O ovo é composto pela casca, membrana da casca, gema e clara (ou albúmen). A casca, por sua vez, é composta por mais de 90% de carbonato de cálcio, glicoproteínas, carbonato de magnésio, mucopolissacarídeos e colágeno. Em poedeiras, a partir do pico de produção, observa-se redução na qualidade da casca devido a mudanças fisiológicas e hormonais que afetam a qualidade dos ovos. Importante destacar que com o avançar da idade das galinhas há aumento no tamanho e peso dos ovos, fato que que não é seguido pelo aumento na proporção de deposição de casca. Dessa forma, aves mais velhas apresentam ovos maiores e com espessura de casca reduzida, predispondo à quebra e à piora da qualidade interna do ovo. Além disso, fatores como manejo, condições estressantes, temperatura ambiente, qualidade da água e a nutrição de forma geral impactam fortemente na qualidade da casca.

Com o avançar da idade, além do aumento do tamanho do ovo, outros fatores influenciam na piora da qualidade da casca, como a redução na absorção de nutrientes e retenção do cálcio. Para aliviar esses efeitos e aumentar o rendimento para o produtor, é preciso conhecer a fisiologia da ave e aplicar soluções coerentes à cada fase e problema enfrentado. Trabalhar a qualidade intestinal dessa ave é ponto chave para melhorar sua capacidade absortiva. Para isso, aditivos que atuem diretamente no aproveitamento de nutrientes, melhorando o desempenho e a qualidade de ovo já estão disponíveis. Dentre eles ressaltam-se os ácidos graxos de cadeia curta, vitaminas, minerais orgânicos e ultratraço.

Os ácidos orgânicos são capazes de reduzir o pH do trato digestório e por conseguinte apresentam efeito bactericida e bacteriostático. No entanto, esse efeito depende de fatores como a proporção das formas dissociadas e não dissociadas, o nível de inclusão do ácido orgânico na dieta, capacidade tamponante da digesta, entre outros. Outra função importante dos ácidos graxos de cadeia curta é a capacidade de aumentar as vilosidades intestinais e a nutrição diretamente ao enterócito. Já os minerais ultratraço atuam diretamente na melhora da síntese proteica da matriz de colágeno e os minerais orgânicos apresentam maior biodisponibilidade frente às fontes inorgânicas.

A qualidade da casca de ovo é de extrema importância para a indústria, tendo um grande impacto econômico na produção comercial. Os ovos quebrados e trincados representam uma perda econômica muito significativa, pois cerca de 6-8% da produção comercial se tornam inutilizáveis ??devido à fraca qualidade da casca. Portanto, buscar a melhoria continua nos processos é fundamental para garantir a viabilidade econômica da atividade.