Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Boas Práticas

Estudo comprova que papel kraft é boa opção para avicultura sustentável

Realizado em uma propriedade rural no município de Cafelândia (PR), o estudo demonstrou que o uso do papel forração kraft pardo contribui para ótimos desempenhos zootécnicos e sanitários dos lotes

Estudo comprova que papel kraft é boa opção para avicultura sustentável

O Brasil ocupa atualmente a terceira posição na produção mundial de carne de frango, e há muitos anos é o maior exportador deste produto no mundo. Já a produção de ovos brasileira, somente ao longo de 2020, chegou aos 47,2 bilhões de unidades, 1,5% maior comparado ao ano anterior.

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), compilados pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, a avicultura foi uma das atividades que mais gerou empregos nos últimos anos, quase 6.000 vagas em 2020.

Eficiência na produção

Mas para atender a esta crescente demanda mundial, é essencial ter eficiência no processo de criação destas aves, especialmente no pré-alojamento já que os primeiros dias dos pintinhos são os mais importantes.

Um estudo realizado em uma propriedade rural no município de Cafelândia, no Paraná (maior estado produtor de aves do Brasil), demonstrou que o uso do papel forração kraft pardo contribui para ótimos desempenhos zootécnicos e sanitários dos lotes.

Ao fazer o teste de chick check, ou teste do papinho após 24 horas das aves alojadas, 96% dos pintinhos quando alojados sob o papel forração tiveram a presença de ração no papo contra 86% das aves que não foram alojadas sob o papel forração. Os autores também constataram um ganho de peso 4% maior nas aves alojadas sob o papel forração.

Onde encontrar

A RCI Papéis comercializa bobinas de papel kraft para pequenas e grandes granjas diretamente ou através de cooperativas em todo o território nacional. O diretor comercial da empresa, Paulo Carvalho, lembra que o kraft para forração nas granjas facilita também a retirada da sujeira acumulada nas baias.

“Por ser um material resistente e aderente, o papel evita que os pintinhos escorreguem. Nosso produto está sendo muito aceito pelos produtores pois além de melhorar o desempenho da criação, é 100% reciclável, com decomposição média de dois meses quando descartado no meio ambiente. Serve também como adubo quando misturado a outros itens orgânicos”, explica Carvalho.  

As bobinas de kraft são produzidas de acordo com a largura, peso e comprimento solicitados pelos clientes.