Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Bem-Estar Animal

Estudos podem mostrar que música na granja melhora o bem-estar das galinhas de ovos

Experimentos extensos estão em andamento em fazenda de Lancashire

Estudos podem mostrar que música na granja melhora o bem-estar das galinhas de ovos

Experimentos extensos estão em andamento em uma fazenda de Lancashire para tentar provar de uma vez por todas que a introdução da música em galpões de poedeiras pode melhorar o bem-estar e o desempenho das aves.

Enquanto muitos produtores colocam um rádio com as galinhas, Glen Haggart, que gerencia 64.000 aves na Fazenda Addington, Lancashire, empreendeu uma investigação muito mais detalhada.

Ele está trabalhando com Innovative Farmers, um esquema de pequenas doações que apoia empresas agrícolas no teste de novas maneiras de produzir alimentos e seu empacotador Stonegate, que está patrocinando o projeto.

Haggart diz que acredita que a introdução de ruídos variados pode ajudar as galinhas a filtrar sons inesperados de galpões externos ou ruídos feitos por máquinas como ventiladores.

Ele está no meio de um ensaio de rebanho completo com aves brancas Dekalb, que ele espera que dure 100 semanas sem tratamento com o bico.

Falando no recente Seminário de Pesquisa de Aves da NFU , ele disse que esperava provar que a implantação estratégica de música e outros sons poderia ajudar um rebanho para

  • Reduzir a ansiedade
  • Familiarizar pássaros com ruídos adversos
  • Agressão reduzida
  • Aumentar a produção de ovos
  • Vida útil estendida da galinha

“Estamos tentando criar uma atmosfera harmoniosa em toda a casa e neutralizar ruídos adversos no ambiente do galpão.”

Ruídos adversos podem incluir o som de equipamentos em galpões, como ventiladores, ou ruídos externos de coisas como mau tempo ou aeronaves voando baixo, por exemplo.

“O que estamos tentando fazer é distrair o pássaro, tranquilizá-lo e tentar reduzir a ansiedade e a agressão.”

Música usada
Os testes anteriores usaram apenas o Classic FM, mas a estratégia evoluiu.

Agora, música clássica é tocada quando os pássaros estão botando ovos, e mais canções pop “divertidas” são tocadas nos galpões à tarde, quando os pássaros estão mais ativos.

Pessoas conversando, sons de máquinas e outros sons de animais foram experimentados junto com a música.

O projeto
Os testes evoluíram de um simples teste de rádio para uma configuração mais sofisticada, com um bando de 16.000 pássaros que ouvirá música e será comparado a um galpão sem música.

A próxima etapa pode ser testar música em caixas-ninho ou adicionar sensores de som para detectar reações aos estímulos com mais precisão.

Em outro ensaio, foi possível ver música tocada para as frangas antes da transferência para acostumá-las à música antes de chegarem à fazenda de poedeiras.

“O que fizemos foi principalmente aprendizado por observação até agora. Somos pró-ativos e nos adaptamos de forma reativa à música e aos sons conforme eles avançam ”, explicou o Sr. Haggart.

“Estamos sempre aprendendo, adaptando e evoluindo o que vamos fazer.”