Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Enquanto Brasil sofre

EUA pressionam a China a reabrir as importações de frango

Com seu maior concorrente, o Brasil, sofrendo com a queda na produção, EUA buscam exportar carne de frango para a China

EUA pressionam a China a reabrir as importações de frango

A reabertura dos mercados chineses para as aves dos EUA é uma das principais prioridades de uma importante delegação comercial que visita Pequim nesta semana, segundo jornalista da publicação holandesa Poultry World.

Liderados pelo subsecretário de Agricultura dos Estados Unidos, Ted McKinney, os EUA estão pressionando pelo fim da proibição das importações de carne de frango, que se estendeu até o surto de gripe aviária em janeiro de 2015.

Brasil sofrendo

Com seu maior concorrente, o Brasil, sofrendo com a queda na produção devido aos embargos da União Europeia e uma de greve, os EUA acreditam que podem rapidamente restabelecer sua posição como exportadora de carne de frango para a China. Pequim removeu as tarifas anti-dumping sobre aves americanas em fevereiro, após 8 anos, mas a suspensão antecipada da proibição do comércio ainda está suspensa no ar.

Pés de galinha são um grande negócio

A China atualmente importa cerca de US$ 1 bilhão de aves por ano de outros países e responde pela maior parte do comércio mundial de pés de galinha – uma renomada iguaria nacional. Só os pés de galinha são responsáveis ??por 60% do total importado, ou 300.000 toneladas.

Sarah Li, diretora do Conselho de Exportação de Aves e Ovos da China, disse à Reuters: “Nossos pássaros são maiores. A China tem uma preferência por patas gigantes.” Atualmente, a maior parte do mercado de pés de galinha dos EUA é fornecida para uso em ração animal, embora haja algumas exportações para outros países do extremo Oriente, como Vietnã e Hong Kong.

Brasil poderia ter abate em massa

Enquanto isso, no Brasil, o maior exportador de aves do mundo, a indústria está em risco de colapso devido à prolongada greve dos caminhoneiros, que privou as aves de alimentos e correu o risco de interromper o ciclo de reprodução. A menos que o governo possa levar comboios de caminhões-pipa para as fazendas de frango nos próximos dias, o sacrifício em massa de até 100 milhões de aves pode ocorrer, segundo o ministro da Agricultura, Blairo Maggi. “Se isso acontecer, o Brasil levará de dois anos a dois anos e meio para voltar ao nível atual. Vamos deixar de ser um exportador e nos tornar importadores de frango ”, disse ele ao Financial Times.

Maggi disse que as aves estavam recebendo alimentação apenas uma vez a cada 48 horas, o que criava o risco de canibalismo e, portanto, a necessidade de abate humanitário.