Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

EUA sob ataque terrorista balança economia mundial

O maior atentado terrorista da história contra os EUA já acarreta efeitos para a economia brasileira e mundial.

Redação AI 12/09/01 – O maior atentado terrorista da história contra os EUA. É esse o saldo da destruição das duas Torres do World Trade Center, em Nova York, e de parte do Pentágono, na Vírginia. Com o número de vítimas já sendo contabilizado na casa de dezena de milhares, os acontecimentos de ontem já provocam os primeiros efeitos na economia brasileira e mundial.

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro deve fechar este ano com um crescimento abaixo de 1,8%, já dizem os especialistas.

Em Londres, o preço do petróleo disparou. Teve alta de 5,83%, fechando a US$ 29,06 o barril. Isso deve levar o governo a rever os planos de baixar o preço dos combustíveis, conforme antecipado segunda-feira por este site.

A desvalorização do real acentuou-se. Ontem, a moeda americana fechou cotada a R$ 2,66, atingindo valor recorde do Plano Real.

As bolsas de Nova Yorque não abriram ontem. Nas bolsas da Europa, a cotação das ações despencaram: Londres fechou em baixa de 5,7%, Frankfurt caiu 8,49%, e Paris, -7,39%.

No Brasil, sem a referência de preços do mercado americano, a Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) suspendeu o pregão às 13:15, em queda de 9,17%.