Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

EUA

Executivos dos EUA se preparam para segundo julgamento em caso de fixação de preços do frango

Os promotores decidiram tentar um novo julgamento, que deve durar 22 dias em um tribunal federal no Colorado

Executivos dos EUA se preparam para segundo julgamento em caso de fixação de preços do frango

Executivos que trabalharam para algumas das maiores processadoras de frango dos Estados Unidos devem ser julgados pela segunda vez a partir desta terça-feira, enquanto enfrentam acusações do Departamento de Justiça de que conspiraram para fixar preços. O caso do governo contra dez ex-executivos da indústria avícola terminou anteriormente com um julgamento anulado em dezembro, depois que os jurados não conseguiram chegar a um consenso sobre um veredicto após vários dias de deliberações. Os promotores decidiram tentar um novo julgamento, que deve durar 22 dias em um tribunal federal no Colorado.

O processo criminal ocorre após uma investigação federal de vários anos sobre alegações de fixação de preços no setor. O Departamento de Justiça acusou os réus de coordenarem ilicitamente entre si o que suas empresas cobrariam de grandes redes de restaurantes.

Os réus argumentaram durante o primeiro julgamento que compartilhar informações sobre preços não é ilegal e que o governo não poderia provar que os réus participaram de uma ampla conspiração. As acusações têm como alvo executivos seniores do setor de várias empresas de frango, incluindo a Pilgrim’s Pride, o segundo maior fornecedor de frango dos EUA em vendas. As acusações de fixação de preços cobrem supostas atividades de 2012 até o início de 2019.

Entre os acusados estão os ex-CEOs da Pilgrim’s Pride Jayson Penn e Bill Lovette. Lovette se aposentou em março de 2019 e foi sucedido por Penn, que deixou a empresa em setembro de 2020. Representantes da Pilgrim’s, controlada pela brasileira JBS, não quiseram comentar o assunto.

Outros executivos e funcionários acusados incluem Timothy Mulrenin, executivo de vendas da Perdue Farms que trabalhou anteriormente na Tyson Foods; William Kantola, executivo de vendas da Koch Foods; Jimmie Little, ex-diretor de vendas da Pilgrim’s; Gary Brian Roberts, funcionário da Case Farms que trabalhou anteriormente na Tyson; e Rickie Blake, ex-diretor e gerente da George’s.

Todos os réus se declararam inocentes.

O Departamento de Justiça disse em 2020 que executivos da Pilgrim’s e Claxton Poultry Farms, uma empresa menor, compartilharam entre si informações sobre preços e outros detalhes durante o processo de licitação de acordos de fornecimento de frango para grandes redes de restaurantes. O departamento fez novas acusações em outubro de 2020, ampliando o número de empresas e funcionários da indústria de frango ligados à suposta atividade.

Em 2020, a Pilgrim’s fez um acordo com o Departamento de Justiça para resolver acusações criminais de fixação de preços contra a empresa, pagando uma multa de US$ 108 milhões e admitindo culpa. A empresa disse recentemente que continua cooperando com a investigação.

A Tyson, a maior empresa de frango dos EUA em vendas, divulgou em 2020 que estava cooperando com o Departamento de Justiça sob um programa de leniência corporativa depois de descobrir que alguns funcionários estavam implicados no suposto esquema. O programa de leniência permite à empresa evitar processos criminais.

Os réus estarão sujeitos a prisão e multas se condenados. Little não quis comentar o assunto. Penn, Lovette, Mulrenin, Kantola, Roberts e Blake não responderam aos pedidos de comentários. Representantes da Tyson e da George não quiseram comentar. Uma porta-voz da Perdue não quis fazer comentários, mas confirmou que Mulrenin ainda trabalha na empresa. A Case Farms e a Koch Foods não responderam aos pedidos de comentários.

As acusações do governo descrevem relações amigáveis entre funcionários e executivos de empresas avícolas rivais. Os funcionários supostamente telefonaram, enviaram e-mails e mensagens de texto uns para os outros durante os processos de licitação competitivos.

Grandes redes de supermercados nos últimos anos processaram fornecedores de frango, incluindo Pilgrim’s e Tyson, alegando que as empresas coordenaram a produção para aumentar os preços das aves. As empresas de frango estão contestando essas acusações, argumentando que os preços continuam impulsionados pelos preços dos grãos, exportações e outras forças do mercado.

O governo do presidente Joe Biden vem criticando fortemente e de forma mais ampla a indústria de carnes dos EUA, alegando que o setor é controlado por um pequeno número de empresas e que a falta de concorrência prejudica consumidores, produtores e a economia.