Insumos

Exportação de milho do Mato Grosso cresce 69% em julho e agosto ante 2016

Segundo Imea, os embarques são 121,6% maiores do que a média dos últimos cinco anos

Exportação de milho do Mato Grosso cresce 69% em julho e agosto ante 2016

Mato Grosso exportou em julho e agosto, os dois primeiros meses da oferta da safrinha 2017, pouco mais de 3 milhões de toneladas. O volume é 68,7% maior que em igual período do ano passado e 121,6% acima da média dos últimos cinco anos. Os dados são do Instituto MatoGrossense de Economia Agropecuária (Imea) e reforçam a projeção feita entidade, em julho, de que o estado exportará 16,8 milhões de toneladas do cereal da safra 2016/2017.

“Para os próximos meses, seguindo a tendência histórica, a expectativa é de que o fluxo de exportações continue elevado, o que reforça a projeção do Imea de um envio de 16,8 milhões de toneladas nesta safra”, disse o instituto no boletim, referindo-se à safrinha 2016/17.

O Imea destacou que o bom início do embarque alivia à grande oferta de cereal e o déficit de armazenagem do estado, e que grande parte das negociações foi feita por meio de leilões públicos de Prêmio de Escoamento de Produto (PEP) e de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro).