Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Projeção

Exportação de ovos pode crescer em 2018 com abertura de novos mercados

As perspectivas são da análise publicada pelos pesquisadores do Cepea

Exportação de ovos pode crescer em 2018 com abertura de novos mercados

Segundo análise do Cepea, depois de registrar fraco ritmo no ano passado as exportações de ovos podem se recuperar em 2018, devido à recente abertura de novos mercados internacionais. No final de 2017, a África do Sul liberou as importações de ovos in natura e processados provenientes do Brasil.

Conforme publicado pelos pesquisadores, no longo prazo o aumento do número de países importadores e o maior volume produzido podem contribuir para elevar a inserção do Brasil no mercado internacional. Já no mercado doméstico espera-se que a modesta recuperação econômica do País, prevista pelo Banco Central do Brasil (BC), contribua para estimular a demanda por ovos, seja por parte da indústria de alimentos ou pelo consumo in natura.

De acordo com a análise, o crescimento da economia e a redução da inflação podem favorecer o aumento do poder aquisitivo do brasileiro em 2018, estimulando o consumo de proteínas mais caras, como as carnes bovina, suína e de frango.

As estimativas da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) indicam que, em 2018, a produção nacional de ovos será entre 5% e 6% superior à do ano passado. Segundo os pesquisadores, diante destas estimativas a capacidade de absorção dos mercados doméstico e externo é de extrema relevância para a determinação dos preços que serão recebidos pelos produtores e, consequentemente, para o desempenho do setor.