Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportações crescem nos primeiros cinco meses, mas mercado russo preocupa

Para a ABEF, o resultado reflete uma trajetória de alta nos preços médios no mercado internacional.

Redação AI 09/06/2003 – Segundo dados da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (ABEF), as exportações brasileiras desses produtos registraram um crescimento de 28,37% nos primeiros cinco meses do ano, em comparação com igual período do ano passado, tendo atingido US$ 643,8 milhões.

Para a ABEF, o resultado reflete uma trajetória de alta nos preços médios no mercado internacional, uma vez que em maio, a tonelada do produto foi cotada a US$ 880, um aumento de 5% em relação a abril e de 16% em relação a janeiro.

Foram embarcadas 772 mil toneladas nos primeiros cinco meses do ano, com um incremento de 46,5% em relação a janeiro/maio de 2002.

Ainda segundo a Associação, maio foi marcado por uma queda de 10% no volume exportado em relação a abril. A redução foi mais acentuada nos embarques para a Europa e o Japão, e o maior impacto da queda ocorreu por conta de novas regras para as importações da Rússia (em maio entrou em vigor um sistema de quotas, por países, que limitou a participação do Brasil a apenas 33,3 mil toneladas de carne de frango para este ano, contra quase 300 mil toneladas em 2002).