Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Economia

Exportações de carne de frango batem recorde em julho

No mercado interno preços caem na segunda quinzena, conforme levantamento do Cepea

Exportações de carne de frango batem recorde em julho

As exportações de carne de frango registraram recordes em julho, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP. Foram exportadas 451 mil toneladas de carne in natura e industrializada, quase o dobro do volume de junho/18 e 20,1% acima do de julho/17, conforme dados da Secex.

O setor exportador contou com maior participação de destinos secundários como a África do Sul, uma vez que a relação comercial com a Arábia Saudita, maior parceira no comércio da proteína brasileira, tem sido complicada pelas novas exigências de abate halal por parte dos compradores. Com isso, o país árabe saiu da posição de maior destino da carne de frango brasileira para a quinta colocação, sendo passada por Japão, China, África do Sul e Emirados Árabes Unidos.

Já no mercado interno, o poder de compra da população, devido à entrada dos salários, não foi suficiente para aumentar a demanda pela carne de frango na segunda semana de agosto, conforme aponta o Cepea. Com isso, entre 9 e 16 de agosto, os preços da carne caíram na maioria das regiões acompanhadas pelo órgão.