Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Economia

Exportações de carne de frango crescem no primeiro bimestre

O volume embarcado é 14% maior que o registrado para o mesmo período de 2019

Exportações de carne de frango crescem no primeiro bimestre

O volume embarcado é 14% maior que o registrado para o mesmo período de 2019

As exportações de carne de frango in natura somaram US$ 1.006,85 milhões nos dois primeiros meses de 2020, registrando uma variação positiva de 14,3% na comparação com o mesmo período do ano passado. Em volume foram embarcadas 632.854,4 toneladas no período, com variação também positiva de 14%. Os dados são do Ministério da Economia, Indústria, Comércio Exterior E Serviços

O bom desempenho das exportações mantem a carne de frango na sexta posição no Ranking nas Exportações, correspondendo a 3,26% do total exportado pelo Brasil. Já no ranking das exportações da Indústria de Transformação a proteína ocupa a terceira posição e corresponde a 5,62% das exportações desses produtos no período.

O maior comprador da carne de frango brasileira continua sendo a China que somada a Hong Kong receberam um quarto de toda carne embarcada no período. No período os envios para China já são quase 70% maior na comparação com o mesmo período de 2019.

O Japão mantém a segunda posição, recebendo 13% dos embarques brasileiros, na comparação com os dois primeiros meses de 2019 houve aumento de 22,6%  dos envios ao país.  Os Emirados Árabes e a Arábia Saudita registraram recuo de 15,4% e 14,1 % respectivamente.

PPE

Estados Exportadores

O Paraná mantém a liderança nos embarques da carne de frango sendo responsável por 38,7% das exportações. Entre janeiro e fevereiro o estado já soma US$ 390 milhões em envios ao exterior, número 12,9% maior que o registrado nos meses de janeiro e fevereiro de 2019.

Santa Catarina é o segundo maior exportador brasileiro, sendo responsável por 25% dos embarques da proteína. Na comparação com o mesmo período de 2019 o estado registrou um recuo de 24,3% no total exportado. Por outro lado, o estado do Rio Grande do Sul registrou um aumento de 81,8% no total exportado no período em comparação com o ano passado. O estado atualmente é responsável por 15,6% de toda carne exportada.

PPE