Embarques

Exportações de carne de frango sinalizam melhora

Após um mês de agosto fraco, média diária da primeira semana do mês registra aumento

Exportações de carne de frango sinalizam melhora

Após um mês de agosto fraco nas médias de embarques, a primeira semana de setembro registrou alta nos embarques diários de carne de frango in natura. Nos primeiros cinco dias úteis do mês foram remessadas ao exterior 91,6 mil toneladas, registrando uma média de 18,3 mil toneladas por dia, número é 34,1% maior que a média para o mês de agosto e quase 4% maior em relação a setembro de 2018.

No total as exportações somaram US$ 149,2 milhões nessa primeira semana. O preço pago por tonelada na primeira semana registrou ligeira queda na comparação com agosto, passando de US$ 1.665,3 para US$ 1.629,1 nos primeiros dias de setembro. Em comparação com setembro de 2018 esse valor é 5,7% maior, visto que no período eram pagos US$ 1.540,6 por tonelada embarcada.

Novas plantas habilitadas

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), divulgou nesta segunda-feira (09/09), a habilitação de seis novas plantas frigoríficas a exportar para a China. De acordo com o comunicado as empresas podem iniciar os envios imediatamente.

Resultados gerais da balança

Na primeira semana de setembro de 2019, com 5 dias úteis, a balança comercial registrou superávit de US$ 1,539 bilhão, resultado de exportações no valor de US$ 4,811 bilhões e importações de US$ 3,272 bilhões. No ano, as exportações somam US$ 153,450 bilhões e as importações, US$ 120,368 bilhões, com saldo positivo de US$ 33,082 bilhões.