Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportação

Exportações de frango crescem para Oriente Médio

Volume de vendas da carne à região aumentou 3,7% em 2013, ano em que a soma dos embarques caiu. Arábia Saudita continua a ser o principal cliente brasileiro.

Exportações de frango crescem para Oriente Médio

O volume das exportações brasileiras de carne de frango para o Oriente Médio seguiu na contramão do setor e cresceu em 2013. De acordo com o balanço do ano passado divulgado nesta quinta-feira (16) pela União Brasileira de Avicultura (Ubabef), o Brasil embarcou 1,448 milhão de toneladas para os países do Oriente Médio em 2013, um aumento de 3,7% em relação a 2012. No total, as exportações de carne de frango somaram 3,89 milhões de toneladas, volume 0,7% inferior a 2012. Mesmo com esta queda, a receita cresceu 3,4% e somou US$ 7,97 bilhões.

O Oriente Médio continuou em 2013 a ser o principal destino das exportações brasileiras de carne de frango. A Arábia Saudita continuou a ser o país que mais importa o produto: os sauditas adquiriram 688 mil toneladas de carne de frango, o equivalente a 18% das exportações brasileiras. O segundo maior cliente foi a União Europeia, com compras que corresponderam a 11% das vendas, seguida por Japão (10% do total), Hong Kong (9%), Emirados Árabes Unidos (6%) e China (5%).

Diretor de mercados da Ubabef, Ricardo Santin afirmou que o crescimento das vendas no Oriente Médio é resultado da longa parceria que os exportadores têm com os compradores da região e porque o Brasil atende às exigências do abate halal, que segue as regras islâmicas.”O Oriente Médio é estratégico para nós. Eles não foram muito influenciados, neste segmento, pela crise global. E nós somos cumpridores dos requerimentos halal. Assim, mesmo os problemas econômicos são superados. O crescimento de vendas que temos com eles não é absurdo, mas é de um mercado consolidado que continuará a ser o nosso maior cliente”, disse.

Segundo o executivo, Arábia Saudita e Emirados Árabes se mantiveram como os principais clientes no Oriente Médio, mas outros países da região apresentaram crescimento em 2013. É o caso da Jordânia e Iêmen. As vendas para o Irã, que não é árabe, caíram devido a embargos econômicos. Já no caso do Iraque, a grande presença dos exportadores turcos prejudicou o desempenho dos vendedores brasileiros. Mesmo assim, Santin acredita que é possível recuperar participação de mercado nestes países em 2014.

Depois de Arábia Saudita e dos Emirados Árabes Unidos, que importaram 244 mil toneladas em 2013, os maiores clientes no Oriente Médio foram o Kuwait (que comprou 113 mil toneladas), Iêmen (85 mil toneladas), Iraque (75 mil toneladas), Omã (61 mil toneladas), Catar (60 mil toneladas) e Jordânia (58 mil toneladas).

As vendas para a África, terceiro continente que mais importa carne de frango brasileira, caíram 12,2% no ano passado e somaram 525 mil toneladas de carne de frango. O motivo da redução, afirmou Santin, foi a política de sobretaxa praticada na África do Sul e a instabilidade política no Egito. No país do Norte da África, as vendas caíram 26% e somaram 87 mil toneladas em 2013. Um ano antes, haviam sido exportadas 119 mil toneladas para o Egito. “O Egito passou a receber menos turistas e com o turismo em retração, as importações também caíram”, disse Santin.

Em 2013 as vendas para a Ásia, segundo continente que mais compra, somaram 1,11 milhão de toneladas, uma queda de 1,9% em relação a 2012. Os embarques para a União Europeia caíram 6,5%; para as Américas aumentaram 29,8% (para 281 mil toneladas), para a Europa caíram 15,6% (95 mil toneladas) e para a Oceania caíram 16,2% (duas mil toneladas).

Desempenho global – No geral, as vendas menores em volume não chegaram a prejudicar o desempenho do setor porque a receita cresceu. “Outros países, como os Estados Unidos, tiveram prejuízos em 2013 e nós não. Conseguimos aumentar nosso faturamento”, afirmou Santin.

Em nota divulgada pela Ubabef, o presidente da instituição, Francisco Turra, estima que as exportações brasileiras irão crescer entre 2% e 3% neste ano em relação a 2013 devido à expectativa de ampliar os embarques para a China. O setor também espera começar a vender para mercados como Nigéria, Mianmar e Paquistão e negociar redução de tarifas na Índia. Se todas essas previsões se confirmarem, as exportações poderão crescer até 5%.

No total, os embarques da avicultura brasileira somaram 4,07 milhões de toneladas em 2013, volume 1,5% menor do que em 2012. A receita, por outro lado, teve alta de 2,3% e chegou a US$ 8,55 bilhões. As exportações do setor reúnem as vendas de carne de frango, peru, pato, marreco, ganso, ovos, pintos, ovos férteis e material genético.

A Ubabef prevê crescimento também no mercado interno devido ao aumento de turistas e consumo que a Copa do Mundo deverá proporcionar. “Estudos da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) relativos à Copa do Mundo Fifa Brasil 2014 indicam a vinda de mais de 500 mil turistas estrangeiros, que terão gastos diversos, especialmente em hotelaria e alimentação. Neste cenário, a carne de frango deverá ser beneficiada”, afirmou Turra no comunicado.