Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Em alta

Exportações reduzem oferta de frango no mercado interno

Analistas apontam que, devido à grande procura externa, há dificuldade na manutenção dos estoques

Exportações reduzem oferta de frango no mercado interno

A elevação das exportações de carne de frango, neste mês, está refletindo em uma redução das ofertas no mercado doméstico. De acordo com analistas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, a média diária das exportações da proteína em maio supera abril em 29% e é a segunda maior na série histórica, iniciada em 2002.

Em relação ao preço pago pela carne brasileira, conforme os analistas, os dados parciais mostram que não houve alteração significativa entre o valor praticado em abril e o registrado até a terceira semana de maio.

Esse cenário, por sua vez, de acordo com pesquisadores do Cepea, tem diminuído a disponibilidade da carne de frango no mercado doméstico e elevado os preços internos, em especial nas regiões que se destacam como grandes ofertantes ao mercado externo.

Colaboradores do Cepea relatam, inclusive, que, devido à grande procura externa pela carne brasileira, há dificuldade na manutenção dos estoques.

Em São Paulo, o Instituto de Economia Agrícola (IEA), instituição de pesquisa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, apontam que a carne de frango foi o produto agropecuário com maior alta de preço em maio. Dentre 19 produtos pesquisados, oito registraram elevação. No caso do frango, o valor teve alta de 7,6%.