Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportador relata experiência no 21o AgroEx

O empresário Reginaldo Haeik participou dos seminários e destacou a persistência e investimento como elementos chave para exportação.

Redação (01/04/2009) – Persistência e investimento no transporte e na embalagem do produto são apontados pelo empresário Reginaldo Haeik como principais condições para mantê-lo no mercado de exportação de bananas há mais de 40 anos. Haeik participou dos trabalhos de encerramento do 21º Seminário do Agronegócio para Exportação (AgroEx), na sede da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), na capital paulista, na última terça-feira (31).

Sediada em Santa Catarina, a empresa familiar de Reginaldo Haeik vende 1.5 milhão de toneladas de banana/ano para o Uruguai e Argentina, desde 1962. O empresário relatou sua experiência no comércio internacional, desde quando começou até os dias atuais. Ele enfatizou que os requisitos fitossanitários são cada vez mais exigidos dos empreendedores. “Para continuar exportando é preciso cumprir as exigências e investir mais na qualidade da fruta”, completou.

O AgroEx é promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio (SRI),  com objetivo de estimular produtores interessados em exportação. A metodologia inclui palestras estratégicas e debates sobre regras e práticas do comércio internacional, linhas de financiamento para a atividade exportadora e ferramentas institucionais que fomentam o processo de exportação.