Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Nutrição

Extrato padronizado de jaboticaba na alimentação de poedeiras comerciais

A investigação científica possibilita que esses resíduos sejam avaliados e possivelmente aproveitados com eficiência e segurança na alimentação animal

Extrato padronizado de jaboticaba na alimentação de poedeiras comerciais

.O Brasil gera anualmente cerca de 13 milhões de toneladas de Resíduos Agroindustriais de Frutas (RAF), e considera o resíduo do processamento da jaboticaba, mesmo em menor escala de produção. Esse fruto é nativo do Brasil, sendo fonte de minerais, vitaminas (Reynertson et al., 2006) e compostos fenólicos na casca e semente, substâncias responsáveis por sua propriedade antioxidante, mas praticamente 50% do fruto (casca e semente) é descartado (Jorge et al., 2011).

Estudos buscando alternativas para a produção de alimentos naturais, atendendo a procura constante são desejados pelos consumidores. Considerando extratos e óleos vegetais e também os RAF, que podem ser aproveitados conforme suas propriedades biológicas. Além disso, os antioxidantes sintéticos podem ser relacionados a efeitos tóxicos, carcinogênicos e teratogênicos (Botterweck et al., 2000, Naveena et al., 2008).

Há poucos estudos com o resíduo/extrato da jaboticaba, todos com foco na alimentação humana, em que os mesmos são relacionados ao seu potencial antioxidante frente à prevenção de enfermidades cardiovasculares, pela sua capacidade de equilibrar os níveis séricos de colesterol; do câncer e outras doenças, não havendo, até o momento, pesquisas relatadas com esses produtos na alimentação de animais de produção.

A investigação científica possibilita que esses resíduos sejam avaliados e possivelmente aproveitados com eficiência e segurança na alimentação animal, agregando valor a esses e disponibilizando alimentos com menos aditivos sintéticos. Esse estudo foi realizado para avaliar o efeito da suplementação do resíduo agroindustrial da jaboticaba como extrato concentrado na ração de poedeiras comerciais sobre o desempenho e a estabilidade de ovos armazenados em temperatura ambiente.

 

Leia o conteúdo na íntegra clicando aqui.

.