FACTA elege novos membros da sua diretoria
Foco do atual presidente é expandir a presença da fundação para a América Latina
O Conselho Curador da FACTA (Fundação APINCO de Ciência e Tecnologia Avícolas) elegeu para o biênio 2021/2022 dois novos membros: Ariel Mendes é o atual diretor-presidente da instituição e Silvio Hungaro, o diretor administrativo-financeiro.
Ariel Mendes é médico-veterinário formado pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), mestre pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), doutor pela Universidade Nacional Autónoma do México e realizou estágio de pós-doutorado junto ao Departamento de Poultry Science da Universidade de Arkansas (EUA). Com mais de 40 anos dedicados à pesquisa e ao fortalecimento da avicultura brasileira e latino-americana.
Já Silvio Hungaro é médico-veterinário formado pela FMVZ-USP e há 40 anos atua na área de saúde e nutrição animal, tendo passado por diversas empresas renomadas do setor.
Desde a fundação
Ariel Mendes conta que participou ativamente da criação da FACTA e teve a oportunidade de presidi-la durante 10 anos, de 1998 a 2008. Depois de 2008 se afastou para assumir as presidências da Associação Latinoamericana de Avicultura (ALA) e da União Brasileira de Avicultura (UBA), atual ABPA. Entretanto, permaneceu como membro do Conselho Curador até o momento e acompanhou as transformações pelas quais a FACTA passou para se adaptar aos novos desafios da avicultura brasileira e mundial.
“Diante disso, assumir a presidência nesse momento será uma honra e, além de dar continuidade ao trabalho que vinha sendo executado pela equipe da professora Irenilza, poderei implementar alguns projetos principalmente na área de capacitação e treinamento de produtores avícolas e técnicos que atuam no setor”, destaca Mendes.
Ele acrescenta que a FACTA teve um papel importante no desenvolvimento da avicultura brasileira que hoje é líder mundial em termos de qualidade de produção de aves e ovos e de exportação de carne de frango. “Isso foi possível por meio de um programa robusto de educação continuada realizado pelos inúmeros cursos, seminários, simpósios e conferências, bem como pelos vários livros publicados. Cabe um destaque especial para a nossa revista científica, a Brazilian Poultry Science Journal, referência mundial no setor e com um ótimo conceito na comunidade cientifica internacional”.
Para 2021, o novo diretor-presidente explica que a fundação dará continuidade aos simpósios, seminários e cursos, principalmente no formato online, que traz a possibilidade de atingir pessoas de todo o mundo e, principalmente, da América Latina, foco da FACTA neste momento. Além de focar em treinamentos presenciais para os produtores integrados de frangos, em parceria com as agroindústrias e cooperativos que atuam no setor.
“Como o frango atual está cada vez mais exigente em termos de manejo, sanidade e ambiência, o produtor deve estar sempre atualizado para retirar o máximo do potencial genético da ave para melhorar a produtividade e os seus rendimentos. Além disso, buscaremos incrementar a atuação na área de abate e processamento de aves, pois esse setor está sofrendo muitas mudanças em termos de novas tecnologias e de automação que podem trazer como consequência efeitos na qualidade da caraça e na carne das aves”, acrescentou Mendes.
À frente da FACTA nos últimos seis anos, a professora Irenilza de Alencar Nääs, faz a transição para a nova diretoria registrando a enorme satisfação em servir durante três mandatos como presidente da entidade. “Convivo há mais de 20 anos com colegas do Corpo Técnico e da Diretoria da Fundação, e esta é uma grande família da avicultura brasileira. Juntos nos apoiamos nos momentos difíceis, juntos lutamos pela causa comum, juntos organizamos cursos e a Conferência, juntos confraternizamos, e juntos combatemos o bom combate. Trabalhar assim é muito gratificante e a renovação é parte do mecanismo de gestão. Tenho certeza de que a nova diretoria continuará esta missão com louvor”, salienta.
A diretoria completa é formada por: Ariel Mendes, diretor-presidente; Anselmo Micheletti, diretor-executivo; Silvio Hungaro, diretor administrativo-financeiro; Ibiara Correia Almeida Paz, diretora de cursos e publicações; Marcelo Fagnani Zuanaze, diretor de Marketing; Rodrigo Garófallo Garcia, diretor de Eventos e Eva Hunka, diretora de Projetos Especiais.
Assuntos do Momento

Abatedouro móvel é solução para reduzir abates clandestinos e impulsionar pequenos negócios
País tem 6 abatedouros móveis em funcionamento; normativa federal específica impede maior disseminação da tecnologia


Avicultores da Republica Dominicana sofrem com alta dos insumos
Em um ano os preços do milho e da soja aumentaram 41,4% e 40,8%, respectivamente

Milho e soja começam o ano com altas pelo país, aponta Cepea
O bom ritmo das exportações em dezembro e os preços elevados nos portos impulsionaram as cotações

Preços do frango caem e dos insumos sobem, aponta Cepea
De acordo com analistas, janeiro vem se caracterizando como um mês desfavorável ao avicultor

Um basta na especulação - por Ricardo Santin
Em plena crise pandêmica, com perda do poder de compra da população, quem produz proteína animal se depara com altas de até 80% nos preços do milho e de 50% no farelo de soja

Aurora investe R$ 19 mi no conforto dos trabalhadores do frigorífico de aves de Erechim
Os investimentos estão concentrados em novo restaurante industrial, áreas de descanso e de apoio